Política

Prefeitura faz abertura oficial do Censo Escolar da Educação B

Mudanças no calendário e habilitação para alimentar o sistema



 

O Censo Escolar da Educação Básica 2015 foi aberto na manhã dessa quarta-feira, 27. O lançamento foi feito pela Divisão de Organização e Inspeção Escolar (Dioie/DEN/Semed) no auditório da Escola Sesc Araxá, às 8h. Diretores, secretários escolares e técnicos da educação participaram do evento que trata sobre as mudanças do calendário, orientações sobre o preenchimento dos formulários e períodos de abertura das fases, e quem poderá se habilitar para alimentar o sistema.

Esse é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e da Educação Profissional, condensando informações sobre as escolas, alunos, profissionais e turmas. A coordenadora do Censo Escolar Educação Básica em Macapá, Cláudia Cunha, explica alguns pontos do que representam na prática os dados do censo.

“Não se trata apenas de dados numéricos representados num quadro nacional. O Censo determinará os recursos que o município pode receber referente a algumas rubricas específicas, como por exemplo, alimentação, transporte, livro didático, dentre outros; o recurso e quais projetos as escolas podem receber e participar, mediante o número de alunos declarados como matriculados”, diz a coordenadora.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é realizado em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e os municípios. A coleta tem caráter declaratório e é executada mediante coleta de dados descentralizada, englobando todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica.


Deixe seu comentário


Publicidade