Prefeitura realiza vasta programação de aniversário dos 266 anos de Macapá
Missa em ação de graças foi celebrada pelo Padre Rafael Donneschi na catedral de São José. Logo depois ocorreu o tradicional Encontro das Bandeiras e o corte do bolo de 50 metros
Na manhã deste domingo (4), um misto de amor, fé e alegria refletiu os sentimentos do povo durante a programação de aniversário dos 266 anos de Macapá. A missa em ação de graças foi celebrada pelo padre Rafael Donneschi, na catedral de São José, área central da cidade.
A igreja estava lotada de fiéis que acompanharam a homilia do 5º Domingo do Tempo Comum, com homenagens ao dia festivo.
“É importante termos uma cidade bonita e também um povo que pratique a fraternidade, igualdade, dignidade e o respeito”, mencionou o padre ao parabenizar a cidade e seus moradores.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou uma fala do sacerdote durante a homilia, que tem a ver com o papel do político em relação à cidade e ao pouco tempo das pessoas dedicado para a interação familiar, fora dos aplicativos de internet.
“O padre disse que o nosso papel enquanto político, é cuidar das pessoas. E eu quero dizer que uma das nossas prioridades é tirar os nossos jovens e as nossas crianças da desesperança. Temos criado espaços públicos, praças, avenidas, complexo esportivo, dentre outros ambientes para que as pessoas possam se divertir, criar laços e tempo saudável com amigos e familiares”, evidenciou Dr. Furlan, deixando uma mensagem de amor e fé em homenagem à Macapá. “Que Deus abençoe ainda mais a nossa Macapá! Que ela continue sendo a cidade joia da Amazônia e esse lugar que todos nós temos orgulho em viver”, concluiu o prefeito.
A missa finalizou com o coral Vozes do Coração, composto pelos servidores da prefeitura, entoando canções da Música Popular Amapaense.
Em seguida, iniciou o Encontro das Bandeiras, com a participação de representantes de diferentes grupos e famílias tradicionais ao som dos tambores e ladrões de Marabaixo.
O encontro contou com os grupos Marabaixo do Pavão, Marabaixo do Daniel, Marabaixo Herdeiros da Tradição, Marabaixo Berço das Tradições, Raízes da Favela, Marabaixo Estrela do Renascer e Marabaixo São Benedito do Coração.
O Prefeito de Macapá e a primeira dama Rayssa Furlan participaram da roda de marabaixo junto dos grupos, e seguiram em cortejo até o local do corte do bolo.
Centenas de pessoas se aglomeravam, aguardando o sinal de “Atacar”, o que já é uma tradição durante a festividade.
Quem se deixou levar pela tradição de atacar o bolo, foi o turista Luciano Rueda, da cidade de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. ‘‘Eu vim a convite do meu amigo Roni e entrei na brincadeira. É uma delícia isso aqui, e o bolo está maravilhoso”, disse Rueda.
Christiane Braga, responsável pela produção do bolo, informou que foram utilizados cerca de 300 kg de farinha, 350 litros de leite e 3 mil ovos para a preparação de 50 metros de bolo, além dos outros ingredientes. Segundo ela, uma equipe de quase dez pessoas foi necessária para a confecção do bolo, que foi feito por partes e depois unidas no local.
”Sou macapaense e é um orgulho fazer parte dessa história. Tenham certeza que esse bolo foi feito com muito carinho para os cidadãos de Macapá. E que, assim como o tamanho do bolo, cresce a cada ano, que nosso amor por Macapá continue crescendo”, disse a confeiteira.
Em poucos minutos, o bolo foi consumido pelo público.
Ainda neste domingo, o prefeito entregou a Praça Povos do Meio do Mundo, e o monumento construído em homenagem aos povos indígenas, negro, caboclo e ribeirinho, na Rodovia Josmar Chaves Pinto, área próxima ao Marco Zero do Equador.
A programação de aniversário segue até à noite, com shows de artistas locais e nacional do grupo de samba e pagode, Pixote.
Todos os eventos contam com a parceria das secretarias de Saúde (Semsa), do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Zeladoria Urbana, CTMac e Guarda Municipal.
Deixe seu comentário
Publicidade