Política

Prefeitura reativa linha e amplia transporte público na zona norte

A semana iniciou com a reativação da linha 08, que fará o itinerário Morada das Palmeiras/Jardim Açucena, via Unifap.



A frota, com oito veículos, foi apresentada pelo prefeito Clécio Luís e pela direção da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) nesta segunda-feira, 16, na área externa do Instituto Federal do Amapá (Ifap), com a  presença de técnicos da prefeitura, parlamentares, estudantes e lideranças comunitárias e religiosas da zona norte da capital.
 
Clécio Luís reiterou que a ampliação do serviço do sistema de transporte urbano na zona norte também atenderá a população do conjunto habitacional Jardim Açucena, a ser concluído em breve pela Prefeitura de Macapá, e destacou que a gestão, além da reativação da linha, está discutindo de forma integrada com a comunidade para garantir estrutura viária necessária para complementar o sistema de transporte público.
 
“Antes, quem mandava no transporte coletivo da cidade era apenas os empresários. Quando a prefeitura começou a dar um direcionamento, eles passaram a se organizar. É só comparar os avanços de 2013 para cá. Embora a prefeitura esteja com o processo de licitação para o sistema de transporte público pronto desde 2013, ainda não fizemos por enfrentar dificuldades com o Sindicato das Empresas, que ingressa na Justiça com medidas protelatórias, e isso é algo que vem sendo discutido. Enquanto isso, a prefeitura vem melhorando o sistema da capital”, disse o prefeito.
 
A diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini, ressaltou que a reativação da linha, que estava inoperante há oito anos, também era uma reivindicação dos moradores da região e dos estudantes do Ifap. “Há mais de um ano a Companhia estudava a viabilidade e definição das empresas que operariam. A linha beneficiará diretamente alunos e funcionários do Instituto Federal do Amapá e Unifap, que necessitavam de mais linhas próximas às instituições”.
 
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Palmeiras, Jhones Araújo, o dia é histórico para a comunidade da zona norte. “Parabéns à prefeitura por atender essa demanda que os moradores solicitavam há cerca de 20 meses. Com isso, melhorará a vida de que vivem nessa região e dos alunos”.
 
A reitora em exercício do Ifap, Marília Cavalcante, disse que é uma vitória tanto para a comunidade quanto para servidores e alunos da instituição. “A prefeitura buscou solucionar o problema de acesso e superlotação dos coletivos, que os moradores e estudantes enfrentavam. Agora eles têm a oportunidade e facilidade de acesso às suas casas, trabalho e ao ensino, pesquisa e extensão que o campus oferece”.
 
O estudante Carlos Magno comemorou a chegada de mais uma opção de linha de transporte público para o Ifap. “Era uma ‘luta’ dos estudantes garantir que essa melhoria chegasse, e conseguimos devido à sensibilidade da prefeitura”. O representante da empresa Expresso Marco Zero, Joelson Costa, reiterou que os veículos são seguros e os profissionais treinados para atender a população de forma correta.
 
Os vereadores Antônio Grilo, Allan Ramalho e o deputado Paulo Lemos também comemoraram a reativação da linha e reconheceram a disposição e o encaminhamento dado pela prefeitura para atender a demanda da população, sobretudo, garantir o acesso de centenas de jovens ao ensino. “Haverá uma integração da zona norte a sul. Além dos moradores, são mais de dois mil alunos beneficiados que pagariam duas ou três passagens, e o poder público municipal se dispôs a melhorar e ampliar o acesso ao transporte público”, completou o vereador Allan Ramalho.
 
Para a região, a Prefeitura de Macapá estuda ainda a construção de um terminal de passageiros, com um box para agentes da CTMac e guardas municipais, e a instalação de um ponto de recarga de vale transporte. Os oito veículos das linhas farão atendimento de segunda a sexta-feira, seis veículos aos sábados e quatro aos domingos, sendo que com dois itinerários diferentes, cada um terá quatro ônibus de segunda a sexta-feira, três aos sábado e dois aos domingos.

Deixe seu comentário


Publicidade