Presidente Davi inaugura espaço inédito para bancada feminina do Senado
Gabinete da Liderança da Bancada Feminina foi promessa de campanha do parlamentar para seu retorno ao maior cargo do Congresso Nacional

Durante inauguração do gabinete da Liderança da Bancada Feminina, nesta quarta-feira, 9, no Senado, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que o espaço físico representa não só o respeito às mulheres, mas o compromisso do Legislativo federal com as pautas femininas. “Não estamos falando apenas de paredes, mobiliário ou estrutura. Estamos celebrando a materialização do respeito às mulheres que dedicam suas vidas à construção de um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário. Mulheres que engrandecem o Senado, com seu trabalho incansável”, disse o senador.
A Bancada Feminina foi criada em 2021, sob a gestão do ex-presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ao se candidatar à Presidência do Senado, Alcolumbre se comprometeu a criar um espaço físico específico, semelhante ao das lideranças partidárias, para a realização de reuniões e atividades necessárias ao funcionamento do grupo. “Este novo espaço físico é também um espaço simbólico. Representa a escuta, o acolhimento e a valorização das múltiplas vozes femininas que constroem, todos os dias, um Brasil mais democrático e mais justo. Marca a presença ativa e indispensável das mulheres no centro das decisões nacionais”, frisou o presidente do Senado.
A Bancada Feminina no Senado é liderada pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e tem como vice-líderes as senadoras Teresa Leitão (PT-PE) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Sua liderança é rotativa e conta com estrutura e prerrogativas de líderes de partido ou bloco parlamentar, como participar do Colégio de Líderes, orientar votações e ter preferência no uso da palavra. “Que este espaço se torne símbolo de uma instituição cada vez mais plural, democrática e comprometida com a igualdade”, destacou Davi Alcolumbre.
Também fazem parte da bancada as senadoras Ana Paula Lobato (PDT-MA), Augusta Brito (PT-CE), Damares Alves (Republicanos-DF), Daniella Ribeiro (Sem partido- PB), Dra. Eudócia (PL-AL), Eliziane Gama (PSD-MA), Ivete da Silveira (MDB-SC), Jussara (PSD-PI), Mara Gabrilli (PSD-SP), Margareth Buzetti (PSD-MT), Professora Dorinha (União-TO), Zenaide Maia (PSD-RN) e Tereza Cristina (PP-MS).
Deixe seu comentário
Publicidade