Presidente do TRE Amapá é eleito vice-presidente do Coptrel
Eleição aconteceu durante o 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, em Minas Gerais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, foi eleito nesta sexta-feira, 5, o novo vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Esta é a primeira vez em que um dirigente da Justiça Eleitoral Amapaense assumirá o cargo.
A eleição aconteceu durante reunião na 84ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes TRE’s, realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte, Minas Gerais. A direção do Coptrel continua sob a presidência do desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE-MG. Os eleitos devem tomar posse na próxima edição do evento.
Presidentes dos 27 Regionais participaram da votação. Em sua fala, o desembargador João Lages, destacou a relevância das atividades conduzidas pela entidade, com foco nas decisões e estratégias traçadas durante os encontros que reúnem presidentes de todos os Regionais do país em prol do fortalecimento da atuação da Justiça Eleitoral.
“Assumir o cargo fortalece o trabalho da Justiça Eleitoral junto a todos os TRE’s e, principalmente, aos cidadãos e cidadãs que confiam no serviço realizado para toda a população. Contem conosco”, afirmou o presidente do TRE-AP.
Macapá será sede da 85ª edição do evento
A 85ª edição do Coptrel acontecerá entre os dias 6 a 8 de junho de 2024, na cidade de Macapá, capital do Amapá. Esta será a primeira edição do evento realizada na capital amapaense e terá como anfitrião o TRE Amapá.
O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral, desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.
Perfil do novo vice-presidente
O Desembargador João Guilherme Lages Mendes é natural de Belém (PA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará desde 1988. É especialista em Direito Penal e Processual Penal. Professor universitário da graduação do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Coordenador Estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Membro fundador da Academia Amapaense de Letras Jurídicas.
Junto à Justiça Eleitoral do Amapá, atuou como juiz eleitoral em Porto Grande em 2003 e Juiz da 2ª zona de Macapá durante os anos de 2005 a 2007. Assumiu, no dia 05 de março de 2021, as funções de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Amapá. Atualmente, foi eleito para o cargo de Presidente do TRE-AP para o biênio 2023-2025.
Desembargador João Lages se destaca na gestão do TRE Amapá por alcançar resultados com foco na excelência na prestação jurisdicional e atenção ao eleitorado, como a premiação Diamante no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, um feito inédito para a Justiça Eleitoral do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade