Primeiro voto na eleição municipal de 2024 será para vereador; eleitor terá que digitar cinco números
No Amapá serão eleitos 16 prefeitos e mais de 170 vereadores; apenas sete prefeitos podem disputar novo mandato
Paulo Silva
Editoria de Política
No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Na hora de votar, é importante que a eleitora e o eleitor tenham atenção na ordem de votação. De acordo com a legislação eleitoral primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.
O número a ser digitado na urna eletrônica para vereador é composto por cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.
Depois de confirmar o voto para vereador, será a vez de votar para o cargo de prefeito. O número da candidata ou do candidato tem apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.
Eleição no Amapá
No Amapá, que tem 16 municípios serão eleitos 16 prefeitos e vice-prefeitos, além de 176 vereadores, dos quais 23 em Macapá e 15 em Santana. Os demais municípios elegerão entre 9 e 11 vereadores cada. Nenhum município propôs aumentar o número de vereadores nos últimos quatro anos.
Dos atuais prefeitos, apenas sete poderão tentar reeleição: Antônio Furlan (Macapá), Bala Rocha (Santana), Breno Almeida (Oiapoque), Antônio Carlos Leite de Mendonça Júnior (Pracuúba), Ari Duarte (Vitória do Jari), Bruno Mineiro (Tartarugalzinho) e Antônio de Sousa Pinto, o Toim (Calçoene), vice-prefeito que assumiu o cargo depois da morte do prefeito Reinaldo Santos Barros. Os demais já cumprem o segundo mandato.
No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Na hora de votar, é importante que a eleitora e o eleitor tenham atenção na ordem de votação. De acordo com a legislação eleitoral, primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.
E se eu errar no momento de digitar o número na urna?
Não tem problema. É só apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto.
Qual o cargo que será disputado em eventual segundo turno?
No segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, só será possível votar para o cargo de prefeito. A segunda etapa de votação somente ocorrerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que a candidata ou o candidato mais votado à prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno. Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro. No Amapá a possibilidade de segundo turno existe apenas na capital Macapá, que tem mais de 200 mil eleitores.
Deixe seu comentário
Publicidade