Política

Projeto de Malafaia amplia entendimento da proibição de uso de aparelhos eletrônicos nas escolas

Deputado federal propõe campanha nacional de utilização consciente da tecnologia digital, incentivando uso ponderado e responsável de jogos eletrônicos, redes sociais, programas computacionais, softwares, e similares conectados à internet ou à outra rede de comunicações


 

Douglas Lima
Editor

 

Na manhã desta quarta-feira, 15, dia seguinte à sanção presidencial da lei que proíbe uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos nas escolas, o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) lembrou, na Diário FM 90,9, que tramita em regime de urgência, na Câmara Federal, projeto de lei de sua autoria que institui a Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital.

 

O parl até para ampliar o entendimento da decisão do governo federal quanto à proibição do uso de aparelhos eletrônicos nas escolas, considerando algumas exceções. Ele observou que a lei sancionada pelo presidente Lula será aplicada de forma paulatina.

 

 

O projeto de lei de Dorinaldo Malafaia incentiva o uso ponderado e responsável de jogos eletrônicos, redes sociais, programas computacionais, softwares, e similares conectados à internet ou à outra rede de comunicações. A campanha é para ocorrer em abril, em todo o território nacional com ações de conscientização nas instituições de ensino, de saúde, de comunicação e de proteção à criança e ao adolescente.

 

O deputado federal explica que o objetivo do projeto de lei é disseminar informações sobre o uso responsável e moderado da tecnologia digital e os riscos potenciais do seu uso excessivo na saúde mental, física e emocional dos indivíduos. Segundo ele, o uso atual das telas, sem critérios, está formando uma geração de pessoas ansiosas com aumento significativo de automutilação e até de suicídios.

 

 

“Há um declínio na infância, que vem sendo substituída pela sociedade do celular. A gente vê isso na própria família. A criança de hoje já não cria memória de um almoço, de uma festa em família, de uma viagem, de um passeio, porque nesses momentos ela se encontra envolvida com o celular”, observou Dorinaldo Malafaia, no programa de rádio.

 

O projeto de lei do deputado também estabelece que os sites e aplicativos de jogos eletrônicos e de redes sociais deverão conter advertência sobre os riscos potenciais do uso excessivo da tecnologia digital em crianças e adolescentes, segundo frases estabelecidas pelo Ministério da Saúde, usadas sequencialmente, de forma simultânea ou rotativa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade