Projeto sobre parque na Fazendinha é apresentado à Comissão de
Todos os esforços serão feitos para a reabertura, disse edna auzier
A direção da Fundação Parque Zoobotânico “Arivaldo Gomes Barreto” apresentou aos parlamentares que integram a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (AL) o projeto de revitalização e as perspectivas de parcerias junto ao Poder Público/privado para a reabertura do espaço. Por meio de apresentação dinâmica, foi possível fazer uma demonstração aos deputados de toda a área que compreende o parque, os ambientes para abrigo dos animais, a diversidade botânica e as propostas de reforma para o local que está fechado há mais de dez anos.
O diretor da Fundação Parque Zoobotânico, Márcio Pimentel, explicou que o espaço possui, em seus mais de 100 hectares, três importantes ecossistemas amazônicos, e abriga atualmente 64 animais. Mas está fechado por não atender a legislação ambiental, quanto aos logradouros dos animas e segurança dos visitantes. “O projeto de revitalização demanda investimentos de R$ 15 milhões, nos dando capacidade para abrigar cerca de mil animais e receber o público. Mas, enquanto buscamos parcerias, devemos iniciar nos próximos meses, com recursos do Município, a obra de construção do menor logradouro, que é o das onças, e deve custar R$ 600 mil”.
A presidente da Comissão de Turismo, deputada Edna Auzier, garantiu que não medirá esforços para reforçar o turismo do estado com a reativação do parque e que buscará articular junto à bancada federal e contrapartidas do Governo do Estado. “É desejo de todos, ter um parque onde o turista e a população possam contemplar a nossa fauna e flora, e o nosso desafio será buscar parcerias de incentivo ao turismo”.
O deputado Paulo Lemos também pontuou que trabalhará para que a alocação de recursos para a reabertura do parque possa ocorrer via bancada federal. “As parcerias público/privada são importantes, mas acredito que a primeira fase é garantir por meio de Brasília a liberação de emendas, e a partir do momento que reabrir o espaço, não tenho dúvidas que empresas e pessoas ficarão interessadas em colaborar”.
Deixe seu comentário
Publicidade