Política

Promotor Manuel Felipe é promovido ao cargo de procurador de justiça do MP-AP

Votação ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária de 2025, após análise dos critérios estabelecidos pelo edital para preencher a vaga no Colégio de Procuradores, em decorrência da aposentadoria do procurador Jorge Canezin


 

Em eleição realizada na última sexta-feira (4), o Conselho Superior do Ministério Público do Amapá (CSMP) promoveu o promotor de justiça Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior ao cargo de procurador de justiça pelo critério de merecimento. A votação ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária de 2025, após análise dos critérios estabelecidos pelo edital para preencher a vaga no Colégio de Procuradores, em decorrência da aposentadoria do procurador Jorge Canezin.

 

Na sessão, presidida pelo procurador-geral de justiça, Alexandre Monteiro, e secretariada pelo promotor de justiça Vinícius Carvalho, participaram a corregedora-geral, Estela Sá, os conselheiros Joel Chagas, Maricélia Campelo e Alcino Moraes. Após avaliação dos dez inscritos, foi votada e formada a lista tríplice com os nomes de Manuel Felipe, Andréa Guedes e Eli Pinheiro, que pelo critério de antiguidade, foi homologado o resultado final.

 

 

Concorreram ao cargo os promotores de justiça da entrância final: Afonso Henrique Oliveira Pereira; Andrea Guedes de Medeiros Amanajás; Eli Pinheiro de Oliveira; Eliana Mena Cavalcante; Lindalva Gomes Jardina; Luiz Marcos da Silva; Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior; Marcelo Moreira dos Santos; Milton Ferreira do Amaral Júnior; e Ubirajara Valente Éphina.

 

 

“Agradeço a generosidade, o acolhimento e, sobretudo, a amizade de cada um construída ao longo desses 33 anos que nos colocaram nessa missão bela de tocar o Ministério Público do Amapá. Então, ter sido votado à unanimidade me enche de coragem. Eu recebo esta promoção como estímulo ao aperfeiçoamento, a novos ares, novos desafios e novos aprendizados com todos vocês. Muito obrigado!”, manifestou Manuel Felipe.

 

O PGJ agradeceu às presenças dos membros que acompanharam a votação e, após concordância do Colegiado, homologou o resultado e parabenizou o eleito. “Desejo sucesso nessa nova missão que tenho certeza terá muito a acrescentar ao Colégio de Procuradores”, destacou Alexandre Monteiro.

 

 

Presentes o presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (Ampap), José Barreto, as procuradoras de justiça Clara Banha, Socorro Milhomem e Ivana Cei, e os promotores de justiça Eli Pinheiro, Afonso Pereira, Gisa Veiga e Laércio Mendes. A posse será definida em comum acordo pelos procuradores de justiça e a administração superior do MP-AP.

 

Movimentação na carreira

Na reunião, o Conselho Superior também deliberou pela remoção dos promotores de justiça na entrância final: Nilson Costa, por merecimento, para a titularidade da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Santana, José Cantuária Barreto, pelo critério antiguidade, para a titularidade da 2ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Macapá, enquanto que Andréa Guedes de Medeiros, por merecimento, para ocupar a Titularidade da 1ª Promotoria de Justiça da Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa e das Fundações de Macapá (Prodemap). Na entrância inicial, a promotora de justiça Marcela Balduíno foi removida, por merecimento, da Comarca de Oiapoque para a titularidade da Promotoria de Justiça de Vitória do Jari.

 


Deixe seu comentário


Publicidade