Política

Quem são os pré-candidatos a prefeito de Macapá nas eleições municipais

Oito nomes despontam como possíveis candidatos ao Palácio Laurindo Banha


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

Oito nomes atualmente despontam como possíveis candidatos a prefeito de Macapá, capital do Amapá, nas eleições municipais de 2024.

 

Além do atual prefeito Dr. Furlan (MDB), que planeja tentar a reeleição, outros nomes como o de Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre, e o de Jesus Pontes (PDT) já anunciaram a pré-candidatura.

 

Paulo Lemos (PSol), Aline Gurgel (Republicanos) e Patrícia Ferraz (PSDB), assim como Gianfranco Gusmão (PSTU) e Sharon Braga (Novo), também se colocam como pré-candidatos na disputa

 

Os nomes precisam ser oficializados até 15 de agosto. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá em  27 de outubro.

 

Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Macapá em 2024

 

Dr. Furlan (MDB)

Antonio Paulo de Oliveira Furlan, 50 anos, nasceu na Costa Rica, é médico e atual prefeito. Nas eleições 2010, concorreu a deputado estadual pelo PTB, foi derrotado, mas alcançou o posto de suplente. Em 2013, com a morte do deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (Gatinho), Furlan assume a vaga do parlamentar. Em 2014, ele se candidatou novamente e foi eleito. Nas eleições seguintes, ele foi reeleito deputado estadual. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Macapá pelo Podemos, ao derrotar Josiel Alcolumbre no segundo turno. Em maio deste ano, Dr. Furlan migrou para o MDB com a intenção de ser candidato à reeleição como prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Aline Gurgel (Republicanos)

Aline Paranhos Varonil Gurgel, 43 anos, é formada em Direito e especialista em licitações públicas. Em 2009, começou a atuar pela participação da mulher nos espaços de poder. Em 2012, foi eleita vereadora de Macapá (AP). Em 2017, quando seu mandato havia terminado, ela assumiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do estado. No ano seguinte, foi eleita deputada federal pelo Republicanos. Derrotada nas eleições de 2022, Aline foi convidada para assumir a Secretaria de Assistência Social do Amapá, cargo que exerce atualmente. Em junho deste ano, o Podemos anunciou  que Aline Gurgel será pré-candidata à Prefeitura de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

 

Gianfranco Gusmão (PSTU)

Gianfranco Gusmão é professor da rede pública estadual. Integrante do  PSTU desde 1996, Gianfranco foi candidato do partido ao governo do Amapá em 2022, contando com 1.588 votos. Gianfranco é membro do PSTU desde 1996. Em junho deste ano, o PSTU anunciou Gianfranco Gusmão como pré-candidato à Prefeitura de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Jesus Pontes (PDT)

Jesus Pontes, 45 anos, é natural de Macapá (AP). Formado em economia e gestão empresarial pela FGV, foi eleito deputado estadual em 2022, com a bandeira do desenvolvimento do estado, por meio da agricultura e pecuária. Ele já foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Josiel Alcolumbre (União Brasil)

José Samuel Alcolumbre Tobelem, 47 anos, conhecido como Josiel, nasceu em Macapá (AP). É irmão do senador Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, e é o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá. Em 2020, foi candidato à Prefeitura de Macapá, mas saiu derrotado no segundo turno. Josiel tem o irmão como principal articulador político para a prefeitura. A busca por apoio inclui partidos de esquerda e direita, como os antagônicos PT e PL. Em junho deste ano, Josiel Alcolumbre deixou a presidência do  do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá para ser candidato a prefeito de Macapá nas eleições de 2024.

 

Patrícia Ferraz (PSDB)

Ex-deputada federal pelo Amapá, Patrícia Ferraz nasceu em Belo Horizonte, tem 44 anos e é formada em Odontologia e atua como dentista. A tucana assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2019, no lugar de André Abdon (PP) após recontagem de votos  pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Patrícia Ferraz foi candidata à Prefeitura de Macapá em 2020 e em maio deste ano confirmou que pretende novamente disputar o comando da prefeitura.

 

Paulo Lemos (Psol)

Paulo César de Oliveira Lemos, 52 anos, é natural de Baião, no estado do Pará.  Professor e advogado, Lemos iniciou sua militância em 1993 no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amapá, onde se formou em História. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual. Na Assembleia, se tornou líder da oposição ao governo de Waldez Góes. Foi reeleito deputado estadual em 2018, cargo que exerce até os dias atuais. Em dezembro, o PSol indicou Paulo Lemos para ser pré-candidato à Prefeitura de Macapá nas eleições municipais de 2024..

 

Sharon Braga (Novo)

Sharon Braga é empresário, tem 39 anos e em 2018 foi candidato a deputado estadual pelo antigo Partido Social-Liberal (PSL) – à época era o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Neste ano, filiado ao Novo, Sharon Braga anunciou que será candidato a prefeito de Macapá (AP). Ele dividirá a chapa com a correligionária Daniela Fortunato, pré-candidata à vice. (Fonte: JOÃO PAULO MARTINSGRASIELLE CASTRO)

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade