Política

Randolfe confirma, em definitivo, vinda de embaixador francês para protocolo de intenções

Emmanuel Lenain começará emissão de vistos de viagens para França e Guiana Francesa, e autorização para professores amapaenses participarem de cursos de aprendizagem da língua franca


 

Douglas Lima
Editor

 

Na manhã desta quarta-feira, 4, o senador Randolfe Rodrigues confirmou, em definitivo, que o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, estará em Macapá, dia 9 próximo, para assinatura de protocolo de intenções. Entre as intenções, como disse o parlamentar, está a emissão de visto do Amapá para os territórios franceses.

 

“Será a maior conquista até agora da relação entre o Amapá e a Guiana Francesa”, ressaltou o senador, na entrevista, esclarecendo que a vinda de Lenain foi acertada, definitivamente, em encontro que os dois tiveram segunda-feira, 2, em Brasília, com a presença do ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Góes.

 

Randolfe antecipou que a agenda em Macapá reunirá o embaixador Emmanuel Lenain, o governador Clécio Luís, ele próprio, o ministro Waldez e o senador Davi Alcolumbre. “Logo a partir de segunda-feira serão dados os vistos que permitirão que amapaenses e brasileiros visitem a França e a Guiana Francesa”, destacou.

 

O senador lembrou que até agora, qualquer brasileiro, para ir à França, na Europa, não precisa de visto, mas para entrar na Guiana Francesa, precisa. Ele explicou que isso é decorrente da política migratória francesa, a pedido do próprio Departamento Ultramarino, que é a Guiana Francesa.

 

 

Depois dos vistos expedidos pelo próprio Emmanuel Lenain, de 45 em 45 dias funcionários da Embaixada virão ao Amapá para expedição de outros vistos, divididos em quatro qualidades: para turista ou visitante, transitório, de trabalho e de estudante.

 

Também na segunda-feira será anunciada, como parte do protocolo de intenções entre as partes, a ida de professores amapaenses para Guiana Francesa ou França para participarem de cursos de aprendizagem da língua franca.

 

“A segunda-feira será um dia histórico, porque desde o começo da relação Brasil-Franca nunca se teve isso. É um grande horizonte a ser alcançado. Sempre houve muita resistência da parte francesa. Lamentavelmente nos quatro anos do governo passado a relação se deteriorou, voltando a ser restabelecida agora com o governo do presidente Lula”, descreveu Randolfe.

 

O senador fez questão de prestar homenagem à embaixadora anterior da França no Brasil, Brigitte Collet, falecida há duas semanas, lembrando que através dela muito da conquista a ser anunciada segunda-feira em Macapá foi construída.

 

Ainda no programa de rádio, Randolfe Rodrigues comentou que a eventual pesquisa seguida de extração de petróleo na costa amapaense, pela Petrobras, é possível que até dezembro seja autorizada pelo Ibama.

 

O senador ressaltou que o otimismo dele, quanto a petróleo, é decorrente de que todas as respostas que tinham que ser dadas ao instituto de meio ambiente já foram dadas pela Petrobras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade