Política

Randolfe defende royalties para produtores de energia elétrica

SENADOR QUER REDUZIR PREÇO DE TARIFAS NO AMAPÁ


O Senador Randolfe Rodrigues (REDE) afirmou nesta quarta-feira, 23, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que está se empenhando para aprovar no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição para que os estados produtores de energia elétrica recebam royalties, a exemplo com os estados que produzem petróleo, como forma de reduzir o preço das tarifas no Amapá. “Pagamos bandeira vermelha; estamos pagando a conta deles e fornecendo energia sem ter qualquer compensação; especificamente estamos pagando três contas, as do Sul e do Sudeste e as dívidas que a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) contraiu quando estava estadualizada”.
 
A PEC que prevê o pagamento de royalties já está em tramitação no Senado. “Queremos aprovar de qualquer maneira (a PEC), e temos clima político para isso, porque além do Amapá, quase todos os estados da Amazônia serão beneficiados. É dinheiro que entrará para os estados e municípios, que poderão criar um Fundo específico para reduzir a tarifa da energia elétrica, cuja administração dos recursos será definida será definida através de lei estadual. Eu deverei ser o relator, e esperamos aprovar a PEC já em março, e agilizar a sua aprovação nos plenários do Senado e da Câmara.
 
Zona Franca Verde
O Senador revelou que foi procurado por executivos de uma grande indústria de cosméticos, cujo nome não declinou, interessada em instalar uma fábrica no Amapá, atraída pelos incentivos fiscais e tributários da Zona Franca Verde: “Fui procurado por representantes dessa indústria, que é a maior do país na área de cosméticos, cuja matéria prima é retirada aqui do Amapá. Foi muito difícil, muito penoso até chegar à regulamentação da Zona Franca Verde, agora, a classe política e o governo do estado, independentemente de siglas ou ideologias partidárias terão que se unir para fazerem o dever de casa, porque a Zona Franca Verde vai fazer do Amapá um grande estado”.

Deixe seu comentário


Publicidade