Randolfe recebe cartas de movimentos sociais e reforça compromisso com proteção da Amazônia
Os documentos entregues exigem das autoridades que os espaços de decisão sobre a Amazônia tenham participação ativa da sociedade civil, em especial dos povos indígenas
Representantes de movimentos sociais entregaram, nesta quarta-feira (5), duas cartas com demandas de proteção da Amazônia, dos Direitos Humanos, dos Direitos da Natureza e pedindo que a sustentabilidade da vida seja o centro das políticas globais.
O encontro em Brasília contou com a presença da secretária de Estado dos povos indígenas do Amapá, Simone Karipuna, do cineasta, ativista e representante do Fórum Social Pan-Amazônico, Luiz Arnaldo Campos, e representantes do Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e da Assembleia Mundial pela Amazônia.
“Viemos conversar com senador Randolfe, que é um representante da Amazônia, para reforçar a necessidade de fazer a luta política por um programa mínimo para a defesa da floresta, que inclui entre outras coisas o combate ao garimpo ilegal e a garantia dos direitos das populações indígenas”, afirmou Campos.
De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), a mobilização da sociedade civil é um passo importante para a intensificação da agenda de lutas pelo meio ambiente.
“Quando o presidente Lula falou pela primeira vez sobre a realização da Conferência do Clima em Belém, fiquei muito feliz. Precisamos criar um entorno de mobilização em toda a Amazônia e receber as demandas do Fórum é um bom pontapé inicial para motivar as articulações necessárias. Saímos de um governo anterior que atacava a proteção ao meio ambiente e é nossa intenção fortalecer cada vez mais a luta dos movimentos para virar essa página triste da nossa história”, afirma Randolfe.
Os documentos entregues exigem das autoridades que os espaços de decisão sobre a Amazônia tenham participação ativa da sociedade civil, em especial dos povos indígenas. As cartas também pontuam que não há tempo a perder e que os governos não podem falhar para a garantia do futuro do planeta.
Deixe seu comentário
Publicidade