O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) reafirmou, nesse sábado, 21, a necessidade de implementação, por parte do governo, de políticas públicas que garantam a regulamentação econômica da mídia e a democratização dos meios de comunicação. Ele também criticou a reação de parlamentares e de setores políticos ligados aos principais veículos de comunicação quando o assunto entra na pauta.
Para embasar a sua defesa, o senador do Amapá explica que vários países já possuem estruturas de controle dos meios de comunicação ou estão em processo acelerado de construção desses mecanismos. Como exemplo, ele citou os Estados Unidos, na Suécia, a Inglaterra, a França e o Uruguai, que recentemente aprovou legislação nesse sentido.
“No Brasil, o debate é rechaçado em sua origem com um brado surdo de ‘censura’, como uma forma cínica de defender o lucro e o poder dos barões da mídia. Nossa Constituição, que condena o monopólio e o oligopólio em qualquer setor da economia, seja a energia elétrica, a telefonia, as redes bancárias e as fábricas de chocolate, deve condenar também esse privilégio aos grupos midiáticos que fazem de sua liberdade instrumento de impunidade”, afirma.
Deixe seu comentário
Publicidade