Política

Renilda Costa reúne equipe e prioriza compra de remédios

Enfrentamento da crise


Após encontro com os gestos dos principais setores, a nova titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Renilda Costa, iniciou nesta quarta-feira, 12, uma série de reuniões individuais com os diretores da rede hospitalar para conhecer a realidade de cada uma das casas de saúde e poder levantar propostas que visem solucionar as demandas.

“A primeira reunião foi para construção do cenário, agora estamos ouvindo cada diretor de hospital para levantarmos os pontos fortes, os fracos e os pontos de crise. A partir desta construção é que vamos verificar o que precisa ser resolvido a curtíssimo, curto, médio e longo prazo”, justificou a secretária.

Um dos pontos a ser resolvido a emergencialmente é o abastecimento das farmácias da rede estadual com medicamentos. Para tanto, Renilda já negocia a possibilidade de adesão às atas de compra de medicação do Estado do Pará para a aquisição de remédios que supram a necessidade dos usuários.

“O secretário adjunto Edinilson Castro já sinalizou a intenção ao Estado do Pará, que poderá ceder as atas de aquisição de medicamentos. A partir de amanhã faremos este contato com os responsáveis para verificarmos a quais atas aderir, considerando a necessidade real de urgência no abastecimento da rede”, revelou.

Renilda Costa é advogada e agora acumula duas importantes funções frente a atual gestão. Na Secretaria de Estado de Governo fiscaliza, avalia e monitora, juntamente com a equipe técnica, as ações de governo de forma a garantir a gestão estratégica com o foco no controle.

Segundo ela própria, sua missão na Sesa é alavancar propostas que mudem a realidade da Saúde estadual: “É considerável o avanço que já aconteceu na saúde este ano, mas estamos lidando com um ponto crucial na gestão e é preciso dar continuidade e tratar dia a dia. Nossa missão, hoje, é tentar gastar menos e oferecer aos usuários um melhor serviço em saúde”.

Perfil
Renilda é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amapá. Fez Escola de Magistratura e é especialista em Planejamento e Gestão por Resultados e pós-graduada em Gestão Governamental. Possui experiência na área de administração pública com ênfase em contabilidade e finanças públicas. Já atuou como chefe de gabinete da Sesa nos anos de 2005, 2007 e 2008 e da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social nos anos de 2009 e 2010. É coordenadora de Planejamento no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá e há três anos exerce a função de professora de Direito Administrativo e Financeiro na Faculdade de Macapá. Além de ser advogada militante na área de direito administrativo há dez anos.


Deixe seu comentário


Publicidade