Representantes de partidos políticos participam de audiência pública no TRE Amapá
Os participantes da capacitação, a maioria assessores, advogados, contadores, jornalistas e pré-candidatos, tiraram dúvidas sobre o Sistema de Candidaturas.
Cleber Barbosa
Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu nesta sexta-feira, 15 de julho, Audiência Pública com o propósito de apresentar aos partidos políticos o Sistema de Candidaturas Módulo externo – CANDEX. A apresentação foi ministrada pelos servidores Manoel Raimundo Fonseca, Davi Shibayama e João Serrão.
Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o sistema que já está disponível para ser acessado pela internet.
O uso do CANDEX é obrigatório para enviar à Justiça Eleitoral a ata da convenção partidária, a lista de presença dos convencionais e os pedidos de registros de candidatas e candidatos. A Secretaria Judiciária do TRE Amapá convida os partidos políticos à participarem do evento a fim de conhecer e tirar dúvidas sobre o sistema.
A audiência foi gravada e pode ser assistida na íntegra pelo canal do TRE Amapá no Youtube.
Desde 2020, a segurança do processo de registro de candidaturas foi incrementada com a obrigatoriedade do uso de chave de acesso pelos partidos, federações e coligações para o preenchimento da ata de convenção, do DRAP e dos pedidos de registro.
A única exceção se dá para o preenchimento do RRCI (Requerimento de Registro de Candidatura Individual), apresentado diretamente pela candidata ou pelo candidato escolhido em convenção que não teve seu registro apresentado pelo partido, federação ou coligação, que não exigirá chave de acesso. Para esse tipo de pedido, consulte o Manual do Candex que será disponibilizado em breve.
Deixe seu comentário
Publicidade