Política

Retomada do agronegócio na gestão Clécio projeta recorde de produção em 3 anos

Governador vai a Dia de Campo em Tartarugalzinho e garante apoio à agricultura em escala para dobrar área plantada em 2024


Fotos: Bruno Barbosa

 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

O governador do Amapá, Clécio Luís (SOLIDARIEDADE) projeta dobrar a área plantada no estado até o próximo ano, já que a retomada da agricultura em escala em seis meses de gestão já representa algo próximo a 33%. O anúncio foi feito neste sábado (5) durante programação chamada Dia de Campo, da fazenda Agro Tartarugal, em Tartarugalzinho (AP) – distante 228 quilômetros de Macapá – que iniciou a colheita de soja deste ano.

 

 

A indústria em questão, organizou a Festa da Colheita de 2023 para a primeira colheita de soja deste ano na região. A melhor produtividade da fazenda havia sido registrada em 2014, em 1 mil hectares de área plantada, o que garantiu produtividade de 50 sacas por hectares.

 

“Agora que a gente já conhece melhor o clima daqui, que realmente é muito bom por ser bem definido entre essa luminosidade que temos aqui e o regime de chuvas todo ano, deveremos aumentar nossa produtividade esse ano para algo em torno de 56 sacas por hectares”, projeta Marcos Lewandowski, um dos dirigentes da propriedade.

 

 

E o otimismo não é à toa. O secretário de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz, explica que o melhor ano do mercado de grãos no Amapá foi 2020, quando a área plantada chegou a 20.500 hectares, somando 54 mil toneladas de soja, com produtividade de 38 sacos por hectares. “Agora só com os municípios que já iniciaram a colheita deste ano, como Macapá, Tartarugalzinho e Porto Grande, chegaremos a 6.750 hectares de área plantada, com uma produção de 18 mil toneladas, então seguramente se mantivermos essa pegada o Amapá bate o recorde histórico de produção de soja em até três anos”, comemora Vaz.

 

O governador Clécio Luís disse que escalou todo o secretariado do setor econômico a acompanhar essa evolução da agricultura em escala, apoiando também a agricultura familiar e anunciando aos quatro cantos que o Amapá está sim aberto a destravar o setor produtivo e atrair novos investidores.

 

 

“A coisa vai acontecer; a minha vinda aqui é para contagiar o governo, a gente precisa de todo mundo vendo o que está acontecendo, pois não temos outra alternativa e que é bom termos o agro, ou seja, a agricultura em larga escala, produzindo milho, soja, feijão, enfim, tudo é necessário para outras cadeias produtivas, como a psicultura por exemplo, pois a agricultura familiar é quem põe a comida na nossa mesa”, completou o governador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade