Roseli e Edna integram direção do Parlamento Amazônico
Posse ocorreu na Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores
Paralelamente à realização da XIX Conferência Nacional dos Legislativos e dos Legisladores, em Vitória (ES), ocorreram reuniões de colegiados como o Parlamento Amazônico, órgão que congrega os parlamentares dos estados da Amazônia Legal. Na plenária que marcava a designação de uma nova diretoria, o deputado Dr. Furlan (PTB), do Amapá, foi eleito por seus pares para ser o novo secretário geral da entidade. Ele destaca que a força do Parlamento Amazônico é muito grande e que pretende usar a visibilidade da comissão para buscar ajuda para o estado.
Outros parlamentares amapaenses também passam a compor a diretoria do Parlamento Amazônico, que será presidido pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM). O segundo secretário do parlamento é o deputado Jory Oeiras (PRB) e na Secretaria de Mulheres foram eleitas as deputadas Roseli Matos (DEM) e Edna Auzier (Pros).
Legitimidade
Falando aos jornalistas que cobrem a conferência, em Vitória, o deputado Dr. Furlan se disse muito orgulhoso pela oportunidade de integrar a diretoria do Parlamento Amazônico. “O Amapá tem toda a legitimidade para fazer parte do Parlamento Amazônico, seja por sua localização geográfica estratégica, na porta de entrada da região, na foz do maior rio do mundo, como também por ser o estado mais preservado da federação”, disse Furlan.
A deputada Roseli Matos destacou o apoio da bancada do Amapá presente ao evento, que fez questão de participar da reunião que definia os rumos do Parlamento Amazônico para o biênio 2015/2017. “Temos uma das maiores bancadas femininas de todo o país, pois das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, oito são de representantes do sexo feminino, o que está acima até do limite a ser reservado pelos partidos políticos para as mulheres, que é de 30%, pois o Amapá tem mais de 33% de sua composição formada por deputadas”, disse ela.
Já a deputada Edna Auzier, que na AL preside a Comissão de Turismo, disse que vem em boa hora a entrada de parlamentares do Amapá no Parlamento Amazônico: “Estamos travando um intenso debate com o trade turístico local, no sentido de ajudar a deslanchar essa atividade em nosso estado, então com a parceria de outros estados amazônicos poderemos não concorrer, mas se aliar com esses entes no sentido de desenvolvermos o turismo regional, ou seja, o turista vem para a Amazônia e é incentivado a conhecer outros estados da região”.
Deixe seu comentário
Publicidade