Política

Sessão solene na Alap homenageia os profissionais da Contabilidade

Solenidade ocorreu no plenário Deputado Dalto Martins, a pedido da deputada Alliny Serrão (União Brasil), que presidiu a sessão


 

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), sessão solene em alusão ao Dia Estadual do Contabilista, comemorado anualmente em 25 de abril. A solenidade ocorreu no plenário Deputado Dalto Martins, a pedido da deputada Alliny Serrão (União Brasil), que presidiu a sessão.

 

 

“É uma grande alegria podermos vivenciar este momento de homenagens e reconhecimento a homens e mulheres que trabalham para fortalecer o Estado e a gestão financeira por meio da contabilidade”, destacou a deputada, acrescentando que a sessão solene em comemoração ao Dia do Contabilista é uma oportunidade de reconhecer a importância da profissão contábil no desenvolvimento econômico, social e institucional do Estado e do País.

 

Durante a solenidade, mais de 20 profissionais da contabilidade, que representam com excelência, ética e compromisso a classe contábil no Estado, foram homenageados com Moção de Aplauso. “Este é mais do que um reconhecimento individual — é a valorização de uma profissão que está na base da engrenagem que movimenta o setor público e privado, do Amapá ao Brasil”, frisou Alliny Serrão.

 

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, foi representado na sessão pelo vice-presidente do Conselho, Joaquim Bezerra. “Vimos como a Assembleia Legislativa, na pessoa da presidente Alliny Serrão, reconhece a importância dessa profissão, destacando que é a contabilidade que tem contribuído para a melhoria da gestão pública da Casa”, comentou Joaquim Bezerra. Ele acrescentou que o surgimento da exploração do petróleo no Estado do Amapá traz uma expectativa econômica de desenvolvimento financeiro e humano, com geração de empregos e melhorias na qualidade de vida — e que a contabilidade está no centro desse movimento. “Para mim, foi uma grata surpresa comemorar essa data no Estado do Amapá”, frisou.

 

 

Representando o presidente da Academia Amapaense de Ciências Contábeis (Amacicon), Benedito Paulo de Souza, o contador Fabiano Ribeiro Pimentel destacou, ao usar a tribuna, a carência que o Amapá enfrenta na formação de novos contadores. “O Estado do Amapá é a única unidade da federação que não oferece o curso de Ciências Contábeis em instituições públicas”, afirmou Pimentel, solicitando apoio da Casa para a implementação do curso na Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Atualmente, são 1.743 profissionais da contabilidade no Estado, sendo 1.450 contadores.

 

“Quero colocar o nosso trabalho à disposição para que, juntos, possamos fortalecer cada vez mais a classe contábil no Amapá. Vamos articular junto à UEAP para que possamos avançar com esse projeto tão importante”, reforçou Alliny Serrão.

 

A representante do Amapá e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Andrezza Carolina Brito Farias, fez um breve histórico da contabilidade, cuja origem remonta a milênios, desde as primeiras civilizações da Mesopotâmia, onde os registros contábeis eram feitos em tábuas de argila. A contabilidade no Brasil tem um desenvolvimento significativo desde a época colonial. Com a chegada dos portugueses, as práticas contábeis começaram a ser implementadas, mas foi somente em 1946 que a profissão de contador foi oficialmente regulamentada, por meio do Decreto-Lei nº 9.295, de 1946. “Desde então, a contabilidade no Brasil evoluiu rapidamente, acompanhando as transformações econômicas e sociais do País”, destacou Andrezza, informando que, atualmente, são mais de 529.471 profissionais registrados — entre contadores e técnicos em contabilidade — que contribuem para a transparência e o desenvolvimento de diversas áreas, desde o setor privado até a administração pública.

 

 

Completaram a mesa de honra: Ângela Dias, presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/AP); Vitório Miranda Cantuária, técnico em contabilidade e servidor aposentado da Alap; Lucas Brochado Zepf, diretor financeiro da Assembleia Legislativa do Amapá; e Arionildo Barbosa Corrêa, que falou em nome dos agraciados.

 

Para a deputada Alliny Serrão, a data é significativa para a categoria, que tem papel essencial no acompanhamento da saúde financeira de empresas, órgãos públicos e outras entidades. “A contabilidade vai além da organização de números: é um instrumento essencial para a transparência, a ética e a tomada de decisões estratégicas”, destacou a parlamentar.

 


Deixe seu comentário


Publicidade