Sudam no Amapá: Governo apresenta projetos para o desenvolvimento com recursos naturais
O Amapá apresentou setores prioritários que o governo está trabalhando e contemplando os 16 municípios do estado com planos de desenvolvimento nos setores produtivos econômicos.
Um dos assuntos em explanação foi conduzido pelo secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, que destacou o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), no qual o Amapá possui uma carteira de projetos com 22 propostas que mostra as potencialidades e os rumos que o estado pode adotar para o desenvolvimento com recursos naturais.
“Temos uma série de projetos já planejados, principalmente, nas áreas de cadeias produtivas da bioeconomia, que envolve toda a Amazônia Legal e que o Amapá é evidenciado. Em outras vertentes vamos apresentar propostas para que a Sudam seja parceira em outras concepções, isso tudo em busca do desenvolvimento”, destacou Tavares.
O evento que iniciou na segunda-feira, 20, é coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e visa dialogar com os gestores dos noves estados que integram a Amazônia Legal sobre as problemáticas e soluções.
Outro contexto exposto pelo Amapá foi o sobre – Arranjos Produtivos Locais: Cenários e Oportunidades para Investimentos no Amapá, apresentado pela Agência Amapá.
“Estamos apresentando setores prioritários que o governo já está trabalhando e a Sudam está tomando conhecimento para que posteriormente possa nos auxiliar e, assim, teremos planos de desenvolvimento nos setores produtivos econômicos nos 16 municípios”, enfatizou o gestor da Agência Amapá, Teles Júnior.
Neste último dia de programação ocorrem diversas ações como palestras sobre captação e gestão de recursos, mesa-redonda sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia e oficinas para viabilização de projetos.
Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2020-2023)
É o instrumento de planejamento do desenvolvimento regional de referência que norteia as ações da Sudam, elaborada em consonância à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – ENDES, com as Agendas Macrorregionais, com o PPA e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
O PRDA faz um diagnóstico da região e apresenta os programas e projetos necessários à transformação regional no curto, médio e longo prazos.
Deixe seu comentário
Publicidade