Política

TRE Amapá recebe Selo Linguagem Simples 2024

A certificação, concedida pelo CNJ, é um incentivo à comunicação acessível no Judiciário brasileiro


 

Na quarta-feira, 16, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) recebeu o Selo Linguagem Simples 2024, em uma cerimônia realizada no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O evento reuniu representantes de tribunais de todo o país para certificação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconhece os esforços das instituições do Judiciário em simplificar suas comunicações e torná-las mais acessíveis para toda população.

 

O desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente em exercício do TRE-AP, participou da solenidade e recebeu o prêmio em nome do tribunal. A certificação reconhece as boas práticas do TRE-AP, que aderiu ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples, voltada para a transparência, inclusão e acessibilidade, buscando facilitar o entendimento das comunicações.

 

Planejamento para 2025

Além da premiação, o presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, participou da 1ª Reunião de Planejamento da Linguagem Simples no Poder Judiciário para o ano de 2025.

 

O encontro, que ocorreu em Brasília, no prédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve a finalidade de discutir as ações que serão adotadas para o próximo ano, tendo como referência o Pacto Nacional pela Linguagem Simples, iniciativa implementada pelos tribunais.

 

Simplifica TRE-AP

O TRE Amapá lançou o Programa “Simplifica TRE-AP” que promove o uso da linguagem simples e acessível em todas as comunicações e documentos do tribunal, facilitando o entendimento e a interação dos cidadãos e cidadãs com a Justiça Eleitoral amapaense.

 

Por meio do projeto, foram adotadas práticas como: a capacitação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras em linguagem simples; campanha de conscientização sobre a importância da acessibilidade na comunicação; criação de manuais; e guias explicativos para a população sobre termos jurídicos entre outras iniciativas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade