Política

TRE-AP realiza alinhamento técnico para auditoria das urnas eletrônicas nas Eleições 2024

O encontro faz parte dos preparativos para garantir a transparência e maior publicidade da auditoria


 

Na tarde desta segunda-feira, 23, o Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), juiz Marconi Pimenta, reuniu-se com os técnicos responsáveis pelas filmagens do processo de auditoria das urnas eletrônicas no Teste de Integridade. O encontro faz parte dos preparativos para garantir a transparência e maior publicidade durante o pleito de 2024.

 

Além dos 150 colaboradores que atuarão diretamente na auditoria, o TRE Amapá montou uma estrutura com 25 câmeras filmadoras, 25 televisores, 25 microfones de lapela, equipamentos de tradução simultânea por legendas e dois painéis de LED, que irão transmitir todo o procedimento do Teste de Integridade em tempo real, inclusive pelo canal oficial do TRE Amapá no YouTube.

 

Auditoria e transparência no processo eleitoral

Nas Eleições Municipais de 2024, em Macapá, 23 urnas serão auditadas no primeiro turno. Dessas, 20 passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e 3 pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

 

O Teste de Integridade, que será realizado com e sem biometria, funciona da seguinte forma: no sábado anterior ao dia da eleição, as urnas eletrônicas que seriam utilizadas nas eleições são selecionadas pelas entidades fiscalizadoras presentes, ou sorteadas, em caso de ausência dessas entidades. Essas urnas são então retiradas do local de votação e levadas para serem auditadas.

 

Durante o processo de auditoria, cédulas de papel preenchidas por representantes de partidos políticos e coligações são depositadas em urnas de lona, que são lacradas e abertas apenas no domingo, dia da eleição. No decorrer da auditoria, cada cédula é retirada e seus votos são digitados no Sistema de Auditoria das Urnas Eletrônicas, sendo registrados na urna eletrônica. Todos os movimentos são gravados e transmitidos ao vivo pela TV e pelo canal do TRE Amapá no YouTube.

 

Ao final do dia de auditoria, os votos digitados são comparados com os resultados do Boletim de Urna (BU) impresso. Até hoje, todas as auditorias realizadas confirmaram a equivalência entre os votos das cédulas e os resultados apresentados no boletim da urna, assegurando a integridade do processo eleitoral.

 


Deixe seu comentário


Publicidade