Política

TRE do Amapá divulga o relatório estatístico do julgamento das contas de candidatos e partidos

Documento faz referência as eleições municipais de 2020 e das eleições estaduais de 2022


 

Com o propósito de dar publicidade e transparência às ações realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Amapá (TRE-AP), a Secretaria Judiciária divulgou relatório estatístico dos resultados das contas julgadas dos candidatos e seus respectivos partidos eleitorais, participantes das Eleições Municipais do ano de 2020, bem como, das Eleições Estaduais do ano de 2022, realizadas em todo estado do Amapá. As informações têm como base os dados obtidos do Sistema de Informações de Conta (SICO) e traz comparativos por tabelas e gráficos.

 

Das eleições municipais de 2020, foram analisadas e julgadas 2.316 contas de candidatos e partidos políticos. Desse total, 34,24% foram aprovadas com ressalvas, 32,56% foram aprovadas e apenas uma conta foi julgada e não obteve resolução de mérito.

 

Já quanto as eleições estaduais de 2022, foram analisados e julgados 451 processos de prestações de contas. Destes, 43,90% foram aprovadas com ressalvas, 30,38% foram aprovadas e apenas 7,54% das contas não foram prestadas.

 

Inspeções programadas

A Corregedoria Geral Eleitoral, presidida pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, definiu o calendário para as inspeções das zonas eleitorais do estado do Amapá referentes ao Ciclo 2024, que serão realizadas preferencialmente de forma presencial e coordenadas pelo corregedor regional eleitoral.

 

A programação de inspeções começa dia 20 de fevereiro pela 6ª Zona Eleitoral (Santana), passando pela demais seções eleitorais na primeira quinzena de junho.

Em caráter excepcional, as inspeções poderão ser realizadas fora do período estabelecido no cronograma, sendo as respectivas zonas eleitorais comunicadas previamente da alteração.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade