Política

TSE destaca importância de estar em dia com a Justiça Eleitoral

Esclarecimentos e apelo


O programa Giro Eleitoral, braço do TSE, mostra que os eleitores que têm pendências com a Justiça Eleitoral podem, em alguns casos, ter o seu título de eleitor cancelado, o que os impediria de participar das Eleições Municipais de 2016. O Giro também faz apelo aos eleitores que ainda não fizeram a revisão biométrica obrigatória para que verifiquem se os municípios onde votam ainda estão realizando os recadastramentos.

Além disso, destaca uma novidade das Eleições 2016: o Calendário da Transparência, que permite ao eleitor acompanhar todas as ações relacionadas ao sistema eletrônico de votação.

No programa de rádio, o Giro apresenta o livro “As raízes da Justiça Eleitoral do Distrito Federal”, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

A publicação, que comemora os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil, é uma coletânea de textos de 30 autores. Sobre a obra, o programa falou com a assessora da Presidência do TRE-DF, Raquel Golem. O ouvinte também vai conferir matéria sobre a adesão do TRE do Amapá à campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Por fim, a partir desta edição, o Giro traz uma série de quatro reportagens especiais sobre a urna eletrônica.

Para participar do programa, tirando dúvidas ou contribuindo com sugestões, basta enviar um e-mail para giroeleitoral@tse.jus.br.

Na TV
O Giro Eleitoral é um programa semanal produzido pelo núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal oficial do TSE no YouTube.

Formato radiofônico
O programa também ganhou uma versão que é transmitida pela Rádio Justiça (104,7 FM). Ele vai ao ar todas as segundas-feiras, em três horários: 8h, 12h50 e 18h50.
O Giro Eleitoral, produzido pelo Núcleo de Rádio do TSE, pode ser acessado ainda no canal de rádio do TSE, disponível na página do Tribunal na internet.


Deixe seu comentário


Publicidade