Política

Voluntários do Dia D de combate ao Aedes são homenageados na AL

Moção de aplausos foi requerida pela deputada Marília Góes (PDT) como reconhecimento e homenagem pelos serviços prestados à sociedade amapaense


Os funcionários públicos e voluntários que atuaram nas atividades do Dia D de Controle ao Aedes aegypti receberam uma moção de aplausos requerida pela deputada estadual Marília Góes (PDT), na manhã desta quarta-feira, 27, durante sessão na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A moção é uma forma de homenageá-los pelo empenho na ação.

O Dia D foi realizado no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, e teve por objetivo realizar ações preventivas de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Essa foi a terceira edição do evento que ocorreu, simultaneamente, nos municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana, Serra do Navio e Vitória do Jari.

Na ocasião, os voluntários realizaram atividades educativas e de conscientização para evitar a proliferação do mosquito e eliminação de criadouros. “Esses colaboradores prestaram um serviço nobre, beneficiando a sociedade amapaense por meio de ações preventivas e educativas, combatendo este que é um dos maiores transmissores de doenças virais da atualidade”, informou a deputada.

Só na capital, mil colaboradores contribuíram com a ação que atendeu 1.541 casas do bairro Nova Esperança, escolhido devido ao alto índice de infestação. Ao todo, 117 focos do mosquito foram encontrados e 115 receberam o tratamento com larvicida.

Participaram do Dia D servidores de órgãos do Governo do Estado do Amapá, municipais, Alap, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Comunitário do bairro Nova Esperança.

Boletim

De acordo com último boletim da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá (CVS), emitido no dia 4 de abril, foram notificados 777 casos de dengue em todo o Estado. Desses, 408 foram confirmados. De chikungunya, foram 115 notificações e 13 confirmações. Já da Zika, um total de 78 casos notificados e 14 confirmados.

Por esse motivo, a deputada Marília Góes ressalta a importância do trabalho de sensibilização feito pelos voluntários e o empenho desde os treinamentos até a execução das atividades.


Deixe seu comentário


Publicidade