Waldez Góes agradece ao povo brasileiro pelo apoio aos gaúchos que padecem com enchente
Ministro da integração e do desenvolvimento regional diz que governo federal, governador do Rio Grande do Sul e prefeitos já se preparam para reconstrução do estado
Douglas Lima
Editor
“Gratidão eterna”. Foi com essa expressão que o ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, agradeceu, na manhã desta terça-feira, 7, na Rádio Diário FM 90,9, a solidariedade de todas as regiões do país aos gaúchos que padecem com chuvas e a maior enchente dos rios do estado do Rio Grande do Sul, em todos os tempos.
O ministro informou que antes do último boletim oficial, que sairia às 8h30min, havia o registro de 85 óbitos, 50 mil pessoas em abrigos privados e 150 mil desabrigadas e desalojadas.
Waldez Góes informou que as águas do rio Taquari já chegaram a baixar dez metros, e que isso enseja o governo federal, em conjunto com o governo gaúcho e os prefeitos dessa região, a se preparar para a reconstrução, restabelecimento e reabastecimento de praticamente tudo.
Enquanto as águas do Taquari vazam, as do rio Guaíba, que banha a capital gaúcha, sobem, alagando alguns pontos da cidade, inclusive o Aeroporto Salgado Filho que, segundo informação do ministro Waldez, deve ficar fechado uns 30 dias para decolagens e aterrissagens.
A região da Lagoa dos Patos, próxima do oceano Atlântico, está com as águas altas e recebendo atenção da Coordenadoria da Defesa Civil Nacional, segmento que também está entre as atribuições do ministro da integração e do desenvolvimento regional.
Há desabastecimento de água potável, alimento e oxigênio em todo o Rio Grande do Sul. O ministro Waldez Góes, na entrevista, disse que os hospitais do estado, praticamente todos, estão sem oxigênio.
Uma preocupação que passa a estar na ordem do dia da tragédia é a ocorrência de saques e assaltos para obtenção de alimentos e outras necessidades para sobrevivência. Waldez informou que o governo tem conhecimento disso e começa a acionar as forças de segurança, com maior intensidade.
O titular da integração nacional, que passara a noite anterior em Porto Alegre, reunindo com outros ministros, o governador Eduardo Leite e prefeitos, falou de Brasília, onde durante o dia se avista com o presidente Lula, devendo retornar à noite para a capital gaúcha.
Na despedida da entrevista, Waldez Góes desejou força e energia para todo o povo gaúcho e falou a expressão gratidão eterna, referindo-se a todo o Brasil, pelo apoio que vem dando ao Rio Grande do Sul. Ele não esqueceu de dizer que o Amapá também está fazendo a sua parte.
Deixe seu comentário
Publicidade