Política

Waldez Góes faz reunião prévia com representantes de organiza

Sustentabilidade financeira



 

O governador do Amapá, Waldez Góes reuniu representantes de organizações de preservação ambiental e imprensa de São Paulo para um café da manhã, na residência oficial. O evento antecedeu o lançamento do Projeto de Mecanismos de Sustentabilidade Financeira para o Estado (Fundo Amapá).

Através do projeto, o Fundo Amapá receberá a doação de R$ 5 milhões para a geração de recursos contínuos das unidades de conservação do Estado. A medida trata-se de uma parceria entre o governo do Estado, Organização Ambiental de Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Na ocasião, também foi assinado o termo de adesão à iniciativa de Gestão Compartilhada do Bloco de Áreas Protegidas do Escudo das Guianas. A proposta é levar aos Estados e países de fronteira que compreendem o Pará, Suriname e Guiana Francesa, a adesão ao termo, como uma forma de compartilhar e discutir o uso de recursos, a biodiversidade, em uma gestão integrada das áreas ambientais e indígenas. As ações fazem parte das diretrizes do novo Plano Plurianual do Amapá (PPA), com o objetivo de promover o desenvolvimento do Estado.

O governador destaca a importância da retomada dessas discussões. Segundo ele, todos os atores públicos e sociais de desenvolvimento são cada vez mais cobrados por iniciativas de preservação, expansão, ampliação, proteção e conservação. Porém ele destaca, também, a necessidade da discussão de políticas que associem a responsabilidade ambiental com a geração de emprego no Estado: “Somos cobrados porque ainda temos muitas coisas para serem resolvidas. Ao mesmo tempo que somos a cobertura vegetal do país mais conservada, nenhuma comunidade local tem sua área territorial definida”.


Deixe seu comentário


Publicidade