CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO
O Amapá esteve presente no maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, a 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, paralelamente ao 50º Encontro Comercial da Braztoa, entidade que congrega as operadoras de turismo do país. Foi uma rara oportunidade de visibilidade não só aos destinos turísticos já consolidados, como também a novos e potenciais destinos, como é o caso do Amapá, que esteve presente na feira.
Um estande master para a Região Norte foi montado no pavilhão de evento do Anhembi, cabendo ao Amapá ocupar uma posição destacada, com toda uma comunicação visual que incluía fotos turísticas do Estado, como o Marco Zero do Equador, além de muito material de folheteria, que são impressos, revistas, orientações, dicas de turismo, artesanato, como também deliciosas atrações como picolés de açaí e distribuição de gengibirra – bebida típica da dança do marabaixo – e que agradou muita gente por lá.
Negócios
Mas foi também uma ocasião perfeita para se fazer negócios, afinal é a maior proposta da feira. Chefiando a delegação de empreendedores do turismo, a presidente da ABAV Amapá, a empresária Socorro Pereira se diz satisfeita com a participação do estado na grande vitrine do turismo. “Levamos uma delegação de mais de 70 pessoas para São Paulo, entre agentes de viagem, turismólogos, pesquisadores, técnicos e empresários, além dos representantes do poder público, tanto do Governo do Estado como da Prefeitura de Macapá, então podemos dizer que só essa mobilização já teria valido a pena”, diz a dirigente da Abav.
Pela SETUR (Secretaria Estadual do Turismo), coordenou o grupo o diretor de projetos especiais, jornalista Jeová Pereira. Pelo município de Macapá, o presidente da Fundação de Turismo, a MacapaTur, o turismólogo Sandro Bello. Além deles, vários monitores e também guias de turismo profissionais, como Sandro Borges, da Cunani Turismo.
A turismóloga Lara Santos, divulgava um projeto de soltura de quelônios no município de Tartarugalzinho. Já o professor Paulo de Tarso Gurgel, que coordena os cursos de turismo e hotelaria no Centro de Educação Profissional do Amapá, foi convidado a palestrar na Vila do Saber, ocasião em que recebeu uma premiação por sua trajetória de luta em favor do turismo. O empresário Edyr Pacheco, dirigente do Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo no Amapá), também teve destaca participação na feira, também com sua agência BiaTur.
Aos poucos, o Amapá se projeta como destino
O guia de turismo Marcelo de Sá, um abnegado em sua profissão, diz que vem atuando no receptivo a turistas nacionais e estrangeiros nos últimos anos, organizando grupo – grandes ou pequenos – em passeios a lugares ainda pouco explorados, como os parques nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange. “As pessoas saem falando maravilhas sobre a experiência de estar no Amapá, um destino turístico pouco divulgado, mas que tem tudo para num futuro próximo se consolidar como uma grande possibilidade econômica para as inúmeras comunidades com vocação para isso”, diz o especialista.
A presidente da Abav, Socorro Pereira, disse que as chances do Amapá se consolidar como atrativo turístico em plena floresta amazônica são muito grandes, tanto que apesar da carência de infraestrutura, o setor se une para se tornar mais forte. “Ainda não temos uma operadora turística local, mas os empreendedores tucujus costumam se consorciar para que o receptivo aconteça a contento, com alguém que tem barco, com outro que tem uma Vam, com quem tem a pousada, enfim, cada um dá sua contribuição para receber muito bem o turista que nos visita”, completa Socorro.
Balanço da feira revela a pujança e o sucesso do formato da exposição
A 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa registra balanço positivo após três dias de evento no Anhembi, em São Paulo. Foram 918 reuniões realizadas de rodada de negócios com 124 empresas participantes. O volume financeiro negociado bateu a marca do R$ 109 milhões. No balanço prévio apurado às 16h30 desta sexta-feira, o número de visitantes foi de 23 mil e 366 pessoas, um aumento de 15% em relação a 2017. A Vila do Saber, espaço dedicado à difusão do conhecimento e capacitação, reuniu em 75 palestras 3.283 congressistas, que participaram das apresentações realizadas em seis arenas divididas por eixos: segmentação, gestão, tecnologia, transformação, conexão e painéis com especialistas renomados do país.
Para a edição 2019, a ABAV Expo Internacional de Turismo e Encontro Comercial Braztoa retorna ao Expo Center Norte, na capital paulista, e com a antecipação da apresentação da planta já foram comercializados, a preços especiais de lançamento, 1.545m², espaço cinco vezes superior à meta estimada pela organização com a iniciativa. Para Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional, não tem como não comemorar. “Os números são extremamente positivos e refletem o aquecimento do turismo. Construímos esta feira em quatro meses, com a antecipação da planta este ano faremos uma edição ainda melhor”.
Magda Nassar, vice-presidente da ABAV Nacional e presidente da Braztoa, parceira na realização do evento, ressaltou a importância da 50º edição do Encontro Comercial Braztoa (ECB) e destacou que público e expositores saíram otimistas, porque conseguiram alcançar os principais objetivos como fechar negócios, apresentar destinos, cultura, gastronomia, fazer networking e adquirir conhecimento. Fizemos deste evento o maior de todos os tempos”.
CURIOSIDADES
– Edição deste ano registrou aumento de 15% de público e 7% em marcas expositoras, em comparação ao ano anterior;
– O volume financeiro negociado bateu a marca do R$ 109.506.000,00;
– Para 2019 a ABAV Expo e Encontro Comercial Braztoa acontece entre 25 e 27 de setembro, no Expo Center Norte (SP);
23.366
Deixe seu comentário
Publicidade