Turismo

CLÁSSICO DA ARQUITETURA

A igreja de Santa Bárbara, em Serra do Navio, projetada pelo arquiteto Oswaldo Bratke coloca a cidade entre os “clássicos da arquitetura”.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

A Vila de Serra do Navio, distante aproximadamente 200 quilômetros de Macapá, é apontada pelo arquteto Luis Espallargas, como um clássico da arquitetura brasileira. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em 1977, e doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (2004). é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (SAP-EESC-USP) desde 2007, e professor da Universidade São Judas Tadeu desde 2009.

Ele reforça que a vila serrana se estrutura segundo um núcleo linear e distendido que reúne e ordena todas as edificações e atividades de interesse coletivo, além de associar, com áreas verdes urbanizadas, dois afastados setores habitacionais. “A concisão parece ter sido alcançada com remanejamento posterior, quando o setor esportivo faz a ligação dos dois grupos de moradia”, descreve.

Os elogios ao projeto original de Oswaldo Bratke, solução moderna e universal, adapta-se à floresta sem margem à dúvida. “Se essa arquitetura encontra seus artifícios para melhor adaptar-se às condições climáticas tropicais, isso não quer dizer que, para isso, tenha que renunciar à experiência moderna consolidada. Bratke desenha na floresta sem ocupar-se com o folk, o vernáculo ou o regional, sem precisar inventar ou copiar uma arquitetura apta e especial para essas condições adversas”, diz.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade