Última Hora

Amapá não terá desfile das escolas de samba em 2016

Sambódromo não terá o desfile oficial das escolas filiadas à Liesap. Falta de aporte do estado tornou realização do evento inviável


(Foto - Tica Lemos)

A Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) acaba de anunciar oficialmente, em coletiva, no Sambódromo, o cancelamento do desfile das agremiações em 2016. O anúncio é feito pelos representantes da liga e pelo secretário de cultura do estado, Disney Silva. A coletiva iniciou às 15h30 na sala de imprensa do Sambódromo.

De acordo com o presidente da Liesap, Luis Mota, o ‘Geléia’, há dois meses iniciou uma rodada de conversações com a equipe técnica e econômica do governo do estado. “Nesta quinta-feira, 10, o próprio governador Waldez Góes nos recebeu para informar que a redução nos repasses financeiros – acumulada nos últimos meses – tornou inviável o aporte de recursos para as escolas de samba. Ele expôs as dificuldades e em acordo com as agremiações resolvemos cancelar o evento, infelizmente”, disse o presidente da liga.

Segundo o secretário Disney Silva (Secult), havia uma esperança ainda de que esse aporte poderia ser concretizado. “Todas as medidas técnicas foram adotadas. A esperança estava justamente no sentido de que esses recursos federais pudessem sofrer uma alteração à maior, porém, houve uma queda vertiginosa na destinação desses repasses, mas vamos trabalhar já para 2017”, declarou Disney.

A Liesap garantiu que os enredos serão mantidos e que todas as escolas irão trabalhar com aquilo que já tinha sido planejado. “Já houve investimentos, as escolas já estavam em seus barracões e temos os patrocinadores. Tudo será mantido conforme o cronograma. A diferença é que esse trabalho será apenas para 2017”, complementou Geléia.

As dez escolas de samba desfilariam nos dias 6 e 7 de fevereiro. Neste ano, o recurso aportado para as agremiações da liga foi de R$ 2,5 milhões do total de R$ 4,12 milhões disponibilizados pelo governo para o período. Essa falta de recursos aportados pelo estado já fez com que o evento fosse cancelado três vezes nos últimos cinco anos.

Texto: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade