Amapaense enganado no Rio de Janeiro volta pra casa
José de Paiva foi de Macapá para a Cidade Maravilhosa com promessa de emprego. Ele chegou a passar fome por quatro dias. A volta foi possível graças à Rádio Globo RJ
A busca por uma vida melhor levou o amapaense José de Paiva a embarcar com toda a família para o Rio de Janeiro (RJ), há cerca de um mês. Profissional do ramo de publicidade, José acabou desempregado depois que a empresa em que ele trabalhava, em Macapá, capital do Amapá, abriu falência.
Um dia, caminhando pela orla do rio Amazonas, o amapaense encontrou com um velho amigo. Ao lado desse amigo, estava um homem que se apresentou como Paulo Lourenço. Dizendo-se servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Paulo conversou por um longo tempo com José a quem acabou seduzindo com várias promessas de emprego no Rio.
Desempregado e sem perspectivas de emprego no Amapá, José tomou a decisão de vender tudo o que tinha em terras tucujus, pegou o dinheiro, a esposa e os dois filhos (de 2 e 5 anos) e embarcou para a região Sudeste do país.
Ao chegar no Rio o sonho se transformou em pesadelo. O número do telefone de Paulo não existia. José foi até à sede do Tribunal de Justiça e recebeu a informação de que essa pessoa simplesmente não trabalhava ali.
Enquanto conseguiu pagar pensões para se abrigar com a família, José estava confiante de que a maré iria mudar. Mas o dinheiro acabou. Sem ter para onde ir, o amapaense passou a peregrinar entre aeroportos e rodoviárias para dormir com a esposa e filhos.
Nesta semana, José resolveu procurar a Rádio Globo RJ para tentar pedir ajuda. Na manhã de quarta-feira, 27, no programa ‘Manhã da Globo RJ’, com Roberto Canázio, o amapaense se emocionou ao saber que tinha ganhado as passagens para retornar com toda a família para o Amapá.
Roberto Canázio conseguiu a ajuda através do quadro ‘Telefone da Solidariedade’. A doação das passagens foi feita pelo empresário Luiz Antônio, de 65 anos, que mora no bairro de Guadalupe, na zona norte do Rio. O empresário doou R$ 1.350 para as passagens de ônibus que levariam a família até Belém (PA).
Porém, ao final da entrevista, a surpresa. Outro ouvinte – que não quis se identificar –, que é dono de uma agência de viagens, fez a doação de quatro passagens aéreas. Luiz Antônio, o empresário de Guadalupe, mesmo assim, resolveu manter a doação do dinheiro para que o trabalhador tenha a oportunidade de recomeçar a vida
Emocionado, José disse que entrou em desespero ao ter que vender os aparelhos celulares dele e da esposa. “Acho que fiquei sem comer por quatro, cinco dias, mas meus filhos comeram. Só tenho a agradecer a Deus e todos vocês que nos ajudaram”, disse emocionado durante a entrevista.
Antes, porém, José e a família receberam atenção e ajuda de funcionários da Rádio Globo, bem como apoio do radialista Antonio Carlos, apresentador do ‘Show do Antonio Carlos’, que levou a história do trabalhador amapaense para todo o Brasil. A família embarca nesta quinta-feira, 28, para Macapá.
Reportagem: Elden Carlos
Com informações da Rádio Globo RJ
Fotos: reprodução/facebook.com/RadioGloboBrasil
Deixe seu comentário
Publicidade