Última Hora

CEA adquire novos aferidores portáteis

De acordo com o chefe da Divisão de fiscalização, Joel Amaral, o analisador portátil é capaz de identificar in loco falhas no equipamento de medição e desvio nos registros de consumo de medidores, proporcionando ao técnico de campo uma ferramenta confiável para preenchimento do Termo de Ocorrência da Inspeção (TOI).


Na última segunda-feira, 29 de fevereiro, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) passou a utilizar em campo, os novos analisadores de desvio de energia elétrica, também conhecidos como aferidores portáteis, usados tanto em medidores digitais quanto analógicos.

A aquisição da nova tecnologia permite identificar em tempo real a qualidade do consumo de energia e visa solucionar de forma eficaz a análise e o combate de desvio de energia. A princípio essa aquisição irá atender apenas a demanda de Macapá e Santana.

O objetivo da compra desses equipamentos é melhorar o serviço de fiscalização, otimizar o tempo de execução do serviço, intensificar as inspeções, combater as perdas comerciais e principalmente reduzir os altos índices de unidades consumidoras irregulares. Somente no mês de janeiro, a Companhia registrou 1.250 unidades consumidoras irregulares.

De acordo com o chefe da Divisão de fiscalização, Joel Amaral, o analisador portátil é capaz de identificar in loco falhas no equipamento de medição e desvio nos registros de consumo de medidores, proporcionando ao técnico de campo uma ferramenta confiável para preenchimento do Termo de Ocorrência da Inspeção (TOI). Além de garantir mais confiabilidade ao serviço prestado pela companhia e oferecer mais comodidade aos clientes CEA, que hoje recebem no ato da fiscalização uma avaliação prévia sobre o funcionamento do medidor de energia.

Em caso de falha no funcionamento do medidor, a equipe de fiscalização da CEA efetua a substituição do equipamento. O medidor retirado é levado para o laboratório da CEA, após análise do equipamento, sobre anuência do Instituto de peso e medidas do Amapá – INMETRO, a Companhia emite e fornece ao consumidor o laudo técnico do medidor.


Deixe seu comentário


Publicidade