Última Hora

Clécio recebe delegação francesa e trata sobre cooperação entre portos

O prefeito Clécio Luís recebeu na segunda-feira, 30, a delegação Francesa do Gran Port Maritime de La Guyane.


Em reunião com o diretor do porto da Guiana Francesa, Rémy Louis Budoc, foram apresentadas estratégias e parcerias que devem ser firmadas entre a administração do porto da Guiana e entidades e órgãos do Amapá.

 O porto da Guiana tem em seu plano estratégico para os próximos quatro anos o estabelecimento de ações de cooperação portuária – no formato de cabotagem inter-regional – juntos aos principais portos, empresas de petróleo e gás no norte do Brasil e operadores portuários, dentre eles o estado do Amapá.

 Para Rémy Louis Budoc, é formidável manter a comunicação com os estados para que todos tenham conhecimento do processo de criação do porto. “É importante mantê-los informados para que vocês sejam sensibilizados em acompanhar esse processo de desenvolvimento econômico e industrial. Esta é uma forma de melhorar a relação transfronteiriça entre os dois estados”.

 Um dos principais objetivos da administração do porto da Guiana é aperfeiçoar a infraestrutura e serviços colocados à disposição das demandas atuais e futuras que virão do desenvolvimento das atividades de produção e exploração de petróleo e gás na Guiana Francesa, no Brasil, entre outros.

 De acordo com Clécio Luís, apesar de Macapá não fazer fronteira direta com a Guiana Francesa, tudo o que for relativo à cooperação poderá refletir diretamente na economia da capital amapaense. “Entendemos que essa cooperação é fundamental, pois não se trata de algo restrito ao território da Guiana Francesa, mas sim uma relação que se abre com a Europa como um todo. Isso nos interessa muito, pois quanto mais tivermos movimentações dessa natureza aqui, nossa capital aproveitará esse movimento. Acreditamos que este é um dos grandes vetores do desenvolvimento do estado”.

 Representando a bancada federal, o senador Davi Alcolumbre se colocou à disposição e reafirmou compromisso com a cooperação. “Vamos produzir uma carta de apoio ao estudo da cabotagem e buscar envolver todos os deputados e senadores da bancada nesse projeto”.

 Estiveram presentes ainda na reunião Adriana Braga, chefe do Departamento de Energias da Business France no Brasil; Vânia Bonneton, gerente de Desenvolvimento Econômico; Jair Monteiro, subsecretário de Desenvolvimento Econômico; Luís Afonso, secretário municipal de Planejamento; Manoel Bacelar, secretário municipal de Manutenção Urbanística; Lília Suely Colares, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico; German Looli Júnior, secretário de Gabinete da Prefeitura de Macapá; Evandro Milhomem, secretário municipal de Assuntos Extraordinários; Thaina Peixoto, Relações Internacionais da Fecomércio/AP; Lidiane Rodrigues, assessora de Relações Internacionais do Amapá; Charles Chelala, representando o senador Randolfe Rodrigues.


Deixe seu comentário


Publicidade