Última Hora

Estado diz que cheia deixou 117 famílias desabrigadas em Ferre

Número oficial foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 8, pela SIMS



 

Um dia após a cheia do rio Araguari que deixou pelo menos 60% alagada a parte baixa da cidade de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros da capital, Macapá, o aparelho de Segurança Pública do Estado divulga os primeiros números oficiais da tragédia. De acordo com o primeiro levantamento feito pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), 117 estão desabrigadas, o que corresponde a mais de 600 pessoas.

Elas ocupam espaços nos abrigos montados na Escola Municipal Jaci Torquato, Escola Estadual João Freire Cordeiro e a creche Sarah Salomão. A secretaria já se responsabilizou pelo envio ao município de colchões, lençóis, roupas, material de limpeza e higiene pessoal. “Isto é para garantir a estrutura básica para alojar essas famílias”, disse a secretária adjunta de Políticas Assistenciais, Patrícia Silva.

O nível do rio começou a baixar e a revelar outros problemas causados pela cheia. “Precisamos limpar a cidade para evitar o surgimento de doenças como leptospirose, hepatite e outras que acabam surgindo em situações como esta. Além disso, precisamos restabelecer o fornecimento de energia elétrica e água potável. Enfim, temos que trabalhar contra o tempo. Antes de tudo isso, porém, precisamos cuidar das pessoas atingidas pela catástrofe”, disse o prefeito de Ferreira Gomes, Elcias Borges.

O Corpo de Bombeiros está abastecendo as casas com água potável por meio de caminhões pipas. Água mineral também está sendo distribuída para a população. Equipes médicas fazem o atendimento preventivo para evitar contaminações. A Polícia Militar está atuando na região para evitar saques nas casas e lojas fechadas.

A preocupação agora é com uma possível nova inundação. “Já orientamos as equipes para o caso de ocorrer uma nova inundação. Se houver um grande volume de chuvas na cabeceira do rio, já estaremos em alerta e prontos para agir”, afirmou chefe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e comandante do Corpo de Bombeiro Militar (CBM), coronel Marcelo Bispo.

Doações
Para ajudar as vítimas das inundações, neste primeiro momento, a população pode doar itens de higiene pessoal, fraudas descartáveis, roupas para crianças e adultos (masculino e feminino), calçados para crianças e adultos, toalhas, lençóis, colchões e colchonetes. É importante lembrar que os itens doados, devem estar em condições de uso. Existem dois postos de arrecadação. Em Macapá, as doações podem ser entregues na quadra do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na Rua Hamilton Silva, bairro Santa Rita. O posto de arrecadação em Santana é o 5º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM), na Av. Santana, no Centro.


Deixe seu comentário


Publicidade