Última Hora

Gastão Callandrini destaca avanços na área de segurança pública no AP

Secretário reclama, porém, que falta de investimentos foi responsável pela manutenção, este ano, dos níveis da criminalidade de 2015



O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirmou na manhã deste sábado, no programa Togas&Becas (DiárioFM 90.9), apresentado pelo advogado Helder Carneiro, que o cenário do setor de segurança no Amapá mudou radicalmente em 2015 se comparado à realidade dos anos de 2013 e 2014. Segundo ele, a falta de investimentos em gestões anteriores foi responsável pela manutenção dos mesmos níveis de criminalidade de 2014, mas considerou que foram muitos os avanços conquistados, graças à elaboração e execução de um plano que teve a participação de técnicos das polícias Militar e Civil e da própria população.

“Sem querer polemizar, infelizmente a falta de investimentos da gestão anterior acabou fazendo com que tenham sido mantidos neste ano os mesmos índices de criminalidade de 2014, mas tivemos avanços consideráveis, principalmente se levarmos em conta que houve redução de 18% na ocorrência de acidentes de trânsito e mortes, se comparado com o ano passado. Até novembro foram 410 armas de fogo apreendidas, o que evitou, obviamente, muitos assaltos e homicídios, registramos o desbaratamento de várias quadrilhas que aterrorizavam a população, principalmente de assalto a residências, cuja elucidação é difícil, complexa, graças aos investimentos que foram feitos na atual gestão e ao trabalho eficiente das polícias Civil e Militar”, ressaltou.

O Secretário citou, também, a elucidação de vários casos de homicídios de difícil solução e a apreensão, até novembro, de aproximadamente 500 quilos de drogas, aquisição de equipamentos de proteção dos policiais e a locação de viaturas: “Conseguimos – e estamos conseguindo honrar a locação de 40 viaturas, onde, no contrato, o fornecedor se compromete em trocar anualmente a frota. Enfrentamos um ano muito difícil, inclusive com atraso de 6 meses no pagamento da locação, mas conseguimos atualizar e manter em dia, permitindo a troca dessas viaturas, além de 18 da Polícia Civil, que também já renovou a frota, adquirimos equipamentos de proteção de policiais, enfim, conseguimos oferecer a estrutura necessária para o trabalho policial, tanto que este ano apreendemos cerca de 500 quilos de drogas. E posso adiantar que até o final de janeiro estaremos comprando mais de 60 viaturas novas para a segurança pública, através de verbas do tesouro estadual e de verbas federais”.
 
Projeções para 2016
Callandrini anunciou um plano especial na área de segurança pública para 2016: “Estamos trabalhando em 13 grandes projetos, dentre dele, o complexo de segurança pública, que contará com um Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública), e um quartel do Corpo de Bombeiros e uma UPC (Unidade de Polícia Comunitária) no Conjunto Macapaba. Prevejo para 2016 avanços bem mais significativos no setor, inclusive já temos R$ 100 milhões garantidos para esses projetos, através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Com esses recursos conseguiremos viabilizar o reaparelhamento dos órgãos de segurança”.

O Secretário destacou, ainda, a aquisição do helicóptero para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), que já foi responsável nessa semana pelo resgate de três pessoas no Arquipélago de Bailique, que foram transportadas para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá, e está auxiliando o patrulhamento da Capital e do interior durante as festas de fim de ano.
“O helicóptero do GTA está em plena atividade, realizando a sua missão de patrulhamento na Capital e no interior e sua função social, no resgate de pacientes graves em localidades de difícil acesso. Estamos também atentos à migração da criminalidade para outros municípios – o que já foi identificado por nossos serviços de inteligência, por isso deflagramos, paralelamente à Operação Papai Noel, nos centros comerciais, a Operação Sentinela, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com atuação forte No trecho Norte da BR-156 até Calçoene e trecho Sul, chegando até Serra do Navio”, pontuou.
 
Concurso Público
Gastão Callandrini também comentou sobre o concurso público das polícias, que estava previsto para acontecer em 2015: “O Edital ficou pronto, mas, lamentavelmente, não chegou a ser publicado por não haver garantia de honrar a folha de pagamento por conta da crise econômica que se instalou em todo o país, com reflexos desastrosos para a economia amapaense. Porém, sugiro que o pessoal continue se preparando em cursinhos, estudando, porque o governador Waldez Góes prometeu primeiro segmento que fará concurso público é a segurança publica”.

Deixe seu comentário


Publicidade