Justiça Eleitoral alerta para mudanças nos locais de votação e sugere consulta prévia ao TRE
Diretor-geral de tribunal vai ao rádio dar as últimas orientações quanto ao exercício do voto no domingo
Cleber Barbosa
Da Redação
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Valentin Mais, fez um alerta importante nesta terça-feira, 27, em relação à mudança nos locais de votação para as eleições do próximo domingo, dia 2 de outubro.
Ele sugeriu uma consulta prévia ao site da Justiça Eleitoral ou ao APP e-Título para evitar transtornos ao eleitor no dia da votação.
Em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na Rádio Diário FM (90,9), Mais explicou que essas mudanças foram definidas pelos cartórios eleitorais da 2ª e 10ª zonas eleitorais, cujas comissões de vistoria realizaram um levantamento de campo e constataram eventuais problemas estruturais nas escolas públicas que abrigam as seções eleitorais.
Segundo o representante do TER-AP, a maioria das falhas ou irregularidades está relacionada ao ambiente, salubridade ou mesmo vulnerabilidade das salas de aula. “Essas alterações estão relacionadas à falta de impulsionamento do poder público no sentido de preparar esses locais de votação, seja com uma tomada para o funcionamento dos equipamentos eletrônicos, seja para garantir a privacidade do eleitor, com uma janela quebrada ou aberta, o queixaria vulnerável o sigilo do voto, o que é garantido por lei”, ponderou.
Valentin também lembrou os prazos para o encerramento das atividades públicas da campanha eleitoral deste ano, com destaque para o fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que encerra na próxima sexta-feira.
Corpo a corpo
Até 29 de setembro, as candidatas ou candidatos, os partidos, as federações e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, entre 8h e 24h. Esse horário poderá ser prorrogado por mais duas horas se o comício for de encerramento de campanha.
Deixe seu comentário
Publicidade