Justiça Eleitoral descarta possibilidade de mais votos que eleitores nas urnas eletrônicas
Para o Tribunal Regional Eleitoral, é falsa a suposta lista de cidades nas quais o número de votos em candidato à Presidência superou a população
Cleber Barbosa
Da Redação
Logo após o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, muitas informações falsas ganharam projeção na internet. Uma das mais absurdas delas diz respeito a uma lista de dez cidades nordestinas que contém uma comparação entre o número de habitantes e o total de votos recebidos por um candidato à Presidência naquela localidade.
Com o intuito de sugerir manipulação eleitoral, o conteúdo, disseminado pelo aplicativo WhatsApp, afirma que, nesses locais, “os mortos ressuscitaram para votar”.
Os dados sobre a quantidade de habitantes e de votos obtidos pelo tal candidato foram inventados. As informações oficiais divulgadas tanto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam números completamente divergentes daqueles indicados na peça desinformativa.
Algumas cidades citadas, como Nova Liberdade, Poço das Antas e Joaçaba, por exemplo, não existem ou ficam localizadas em outros Estados, de acordo com a checagem realizada pela Agência Lupa.
Ainda de acordo com a verificação, em um dos municípios listados na mensagem a população é menor do que os votos recebidos pelas candidaturas.
Deixe seu comentário
Publicidade