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Obras de ponte são retomadas ao custo de R$ 107 milhões

Preço inicial da obra era de R$ 90 milhões, mas com as modificações, valor da ponte sobre o rio Matapí passou para R$ 107 milhões



Samuel Silva

As obras de construção da ponte sobre o rio Matapí, na divisa dos municípios de Santana e Mazagão, já foram retomadas com cerca de 380 operários trabalhando em dois turnos. O secretário de Estado dos Transportes, Odival Monterrozo, afirmou na manhã deste sábado, 10, que pelo novo cronograma de trabalho, a previsão de conclusão e entrega da ponte é julho de 2015.

“No final do ano passado os trabalhos no canteiro de obras foram reduzidos pela empresa C.R Almeida, que tem o controle do consórcio. Isso ocorreu por uma série de fatores, mas retomamos o diálogo com a empresa, garantindo o replanejamento necessário”, garantiu Monterrozo.

Entre as alegações da empresa, estava o processo de medição da obra. “Os valores do contrato devem ser repassados de acordo com a medição da obra. A empresa alegou que estava avançando na construção, mas que não estava recebendo o aporte para dar continuidade nos trabalhos. Saneado esse problema, conseguimos a retomada em dois turnos”, afirmou o titular da Setrap.

A ponte faz parte do plano ‘Rodovias de Integração Municipal’, que foi lançado pelo governador Waldez Góes em seu último governo. O preço inicial da obra era de R$ 90 milhões, mas com as modificações feitas posteriormente o valor passou para R$ 107 milhões.

“São valores já atualizados. Essa alteração se dá em face da revisão do projeto, aditivo de valor e atualização. Hoje temos entre 45% e 50% da obra já conclusa. Esperamos entregar em julho essa tão importante obra de integração”, assegurou.

Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além da ponte, a Setrap precisará fazer um desvio na AP-010 para alinhar a cabeceira da ponte com a rodovia.

Ponte
A obra é erguida em concreto armado, com balanço sucessivo, e tem 688,1 metros de extensão. A ponte será composta por cinco vãos, em vigas pré-moldadas, sendo três para o lado de Santana e dois para o lado de Mazagão. Todos os vão com aproximadamente 38 metros.

Estão sendo feitos mais cinco vãos em balanços sucessivos, sendo dois de 60 metros e três de 100 metros, incluindo o vão central, que contempla o gabarito de navegação de 50 metros de largura por 25 metros de altura, composto ainda de sinalização náutica e sistema de iluminação pública.


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