Última Hora

Operação detém 61 imigrantes clandestinos no rio Oiapoque

Operação Ágata 10 faz o patrulhamento das fronteiras brasileiras


Uma operação conjunta entre a Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) resultou na detenção de 61 imigrantes ilegais que tentavam entrar na Guiana Francesa através da fronteira de Oiapoque, município distante 590 quilômetros da capital, Macapá, no extremo norte do país. Segundo o comando da Capitania dos Portos do Amapá, os imigrantes foram detidos em duas embarcações que seguiam para a Guiana Francesa passando pela foz do rio Oiapoque.

As embarcações não possuíam documentação, coletes salva-vidas suficientes para os passageiros e os pilotos não eram habilitados para conduzir as embarcações. Eles seriam ‘coiotes’ que cobram até R$ 1 mil por imigrante que tenta entrar no território ultramarino francês. Entre os imigrantes clandestinos estavam três grávidas.

Do total de imigrantes ilegais detidos, 46 eram haitianos, 12 brasileiros, 2 senegaleses e 1 colombiano. 34 dos haitianos tinham visto brasileiro. Nas embarcações os agentes encontraram ferramentas utilizadas na extração de ouro. O destino das embarcações seriam garimpos clandestinos da Guiana Francesa.

Todos foram levados para a sede da Polícia Federal, em Oiapoque, onde a situação de cada um dos imigrantes seria verificada com maiores detalhes. Os homens que transportavam os imigrantes devem responder por vários crimes, inclusive, será verificada a possibilidade de tráfico de seres humanos, o que se tornou recorrente naquela região.


Deixe seu comentário


Publicidade