Última Hora

Para Alcir Matos, Expofeira abrirá as portas do Amapá para negócios

Para o coordenador do evento, Feira Agropecuária se apresenta como ‘mosaico de oportunidades e potencialidades’ do estado


O coordenador da 51ª Expofeira, Alcir Matos, previu neste sábado, 17, que o evento vai ‘abrir as portas’ do Amapá para negócios, por se apresentar como ‘mosaico de oportunidades e potencialidades da terra’. As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Conexão Brasília (DiárioFM 90.9), apresentado pelo jornalista e radialista Cleber Barbosa.

Alcir Matos lembrou que, historicamente, a Expofeira é um patrimônio do povo do Amapá: “A Feira Agropecuário existe há mais de 50 anos, e foi criada, inicialmente, para desenvolver o setor primário, principalmente a criação de búfalos, que no estado sempre foi muito favorável pela característica geográfica da região. Agora, entretanto, a Expofeira passou a ter um perfil mais amplo, deixando de ser só agropecuária, porque passou a agregar outros segmentos, como a agricultura familiar, indústria e comércio e entretenimentos, além, claro, de ser uma grande fomentadora da geração de emprego e renda”.

A Expofeira é considerada um dos maiores do calendário amapaense e ficou dois anos consecutivos sem ser realizada, no final da gestão do governador Camilo Capiberibe: em 2013, sob a alegação de falta de recursos financeiros e, em 2014 a edição foi cancelada sob o pretexto de um prazo curto para lançamento de processo licitatório por causa do período eleitoral e, também, justificando a necessidade de evitar a geração de dívidas para a gestão seguinte, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Grandes negócios

Segundo Alcir Matos, o evento foi reforçado para ser “uma autêntica e ampliada” feira de negócios, tendo como foco o desenvolvimento econômico do estado. Ele ressaltou que o parque de exposições, que tem uma extensão de 116 metros quadrados será utilizado para discussões, palestras, mostra de produções agrícolas, comercialização de produtos de pequenos, médios e grandes empreendedores, além de atividades esportivas, como o rodeio, e de lazer como os shows musicais.

Alcir Matos destacou, ainda, o reforço e a modernização do policialmente, que será feito internamente no Parque de Exposições com a utilização, pela Polícia Militar, de triciclos; o planejamento do trânsito, com a criação de um corredor único para transportes coletivos, taxis e mototaxis, e a contratação de uma empresa geradora de energia elétrica, que dará autonomia ao Parque de Exposições durante a realização do evento.

A coordenação da 51ª Expofeira, que acontece no período de 30 de outubro a 08 de novembro, prevê a participação de 100 mil pessoas no dia da abertura do evento. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade