Última Hora

Professores do Bailique são capacitados para uso da lousa digital

A Prefeitura de Macapá realizou neste fim de semana, na escola da comunidade de Vila Progresso, oficina de capacitação para 23 professores da rede municipal do arquipélago do Bailique para o uso da lousa digital.


O curso, ministrado pelos professores Luiz Antônio Pimentel e Dionéia Correa, ocorreu em duas partes: no sábado, 2, os professores receberam apostila com manual de como utilizar a ferramenta, além de orientação dos ministrantes; e neste domingo, 3, os docentes receberam aulas práticas, onde aprenderam várias formas de utilizar o equipamento. 

Segundo o ministrante Luiz Antônio Pimentel, a lousa digital é como uma tela imensa de um computador com todos os seus recursos, como multimídia, simulação de imagens e navegação na internet. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos. “Mesmo sem internet, o professor pode salvar o material que deseja e utilizá-lo off-line na sala de aula”, destaca. 

O professor Zaquel Vilhena, da Escola Rosa de Saron, localizada na comunidade Macedônia, disse que utilizará o equipamento para se inteirar ainda mais com os estudantes e irá ensiná-los também a usar a lousa. “É uma ferramenta que posso desenvolver com meus alunos, fazê-los se envolver nas aulas de forma divertida e educativa, além de poupar o tempo do professor”. 

Segundo o ministrante Luiz Pimentel, com a lousa, os professores podem fazer apresentações de geografia e mostrar mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. Além de que nada do que é feito na lousa digital se perde, pois, se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail. 

Para a professora Denize Sarges, da Escola Municipal da Vila Progresso, a nova ferramenta será importante na parte pedagógica da sala de aula. “Não é fácil conseguir a atenção dos alunos. Gosto de usar os recursos audiovisuais com exibição de filmes e desenhos educativos para meus alunos do 1º ano do ensino fundamental. Agora poderemos fazer muito mais, e ir até onde nossa criatividade mandar, e o melhor juntos, eu e meus pequeninos”.


Deixe seu comentário


Publicidade