Última Hora

Venilton Teixeira será Amapá nas Olimpíadas 2016

Amapá terá seu representante nos Jogos Olímpicos Rio 2016.


O Amapá terá seu representante nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O atleta de Taekwondo Venilton Teixeira,18 anos, foi o vencedor da seletiva realizada ontem, sexta-feira,18, na cidade de Vitória-ES. O Amapaense conseguiu vencer o paranaense João Miguel Neto-PR e Leonardo Araújo-SP.

Anteriormente, na seletiva realizada em Santos, Venilton Teixeira contou com a sorte e nem precisou lutar para avançar na primeira fase da seletiva olímpica. Dos seis atletas que disputavam três vagas na categoria até 58 quilos, três desistiram na pesagem, classificando automaticamente os outros três.

Foram mais de dois em busca do sonho, viajando o mundo, lutando contra tudo e vencendo todos. Essa foi a rotina de Venilton Teixeira, que ao ser perguntado qual o objetivo dele como atleta, sempre foi curto e grosso: “disputar uma olimpíada” e o sonho virou realidade.

Venilton iniciou as lutas de forma explosiva vencendo João Miguel Neto (PR) por 25 a 3, mas não conseguiu repetir o feito contra Leonardo Moraes (SP), sendo derrotado por 11 a 7. Assim, o amapaense tinha que torcer contra o “algoz”. A sorte brilhou para Venilton, que viu o paranaense vencer o paulista por 8 a 4.

Na segunda rodada, Venilton voltou a vencer João Miguel, mas dessa vez de forma unânime marcando 13 pontos a 0. A segunda luta foi bem mais equilibrada contra Leonardo. Os dois taekwondistas se estudaram muito, mas o amapaense conseguiu acertar belos golpes e conquistou a vaga para as olimpíadas após vencer por 2 a 1.

Na saída do tatame o amapaense falou sobre os treinos, principalmente em relação a dieta, um dos principais desafios durante as festas no fim de 2015, o que fez ele não desgrudar da marmita para não descuidar do peso. Ele também ressaltou voltar para Macapá e comemorar a vaga para as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

“Aonde tinha comida eu estava lá, mas ficava observando, pois não podia comer. Agora vou comer tudo. Um abraço a galera do Amapá, quando eu chegar aí nós vamos comemorar essa vaga” comemorou o taekwondista.

Venilton lutou em tatames de sete países e entre uma viagem e outra lá estava ele subindo ao pódio. Além do Brasil, ele disputou competições no México, Estados Unidos, Canadá,Rússia, Egito e por último na Coreia do Sul. O atleta conquistou três bronze e dois ouros nas disputas internacionais.

O desempenho trouxe resultados em 2015. Em 10 meses, Venilton pulou do 28º do ranking mundial de taekwondo para os cinco primeiros lugares. No ranking olímpico, ele ficou em 16º.


Deixe seu comentário


Publicidade