
Cleber Barbosa

Cirurgia ginecológica
No último dia 19 de março, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, realizou o mutirão de cirurgia ginecológica. Na ocasião, foram feitas 16 cirurgias (doze laqueaduras tubárias e quatro histerectomias) para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que estavam em Lista de Espera Cirúrgica (LEC).
Ação itinerante
A Justiça do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) esteve em atendimento itinerante em Afuá, no arquipélago do Marajó, no Pará. Durante a ação foram realizadas nove audiências, além de serem registradas 90 novas ações trabalhistas, tendo à frente dos atendimentos à população o juiz do Trabalho substituto Bruno Ítalo Souza Pinto, do Fórum Trabalhista de Macapá.
Debate
O Senado vai relançar na segunda-feira (31), às 14h, a coleção História da Ditadura: do golpe militar à redemocratização. O evento ocorrerá como parte de um seminário sobre o golpe de 1964 e suas consequências e contará com a participação de historiadores, jornalistas e pesquisadores. A informação é da Agência Senado.
Comissão
Com foco em aumentar a sustentabilidade da gestão, o Governo do Estado, representado pela Escola de Saberes Públicos do Amapá (Esap), adotou o programa “Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P’, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, criando uma comissão que já apresenta resultados.
Terminal Hidroviário
Dando continuidade a mais uma obra prevista no Plano de gestão, o Governo do Amapá executa os serviços de estruturação do Terminal Hidroviário no píer 2 do Trapiche Santa Inês. As frentes de trabalho fazem intervenções nas calçadas, piso tátil direcional e rampas para garantir acessibilidade no lugar que vai oferecer mais mobilidade, segurança e atendimento para a população que precisa utilizar transporte marítimo.
Amapá Cacau
O Governo do Estado continua alinhando uma nova dinâmica dentro do Amapá Cacau, foram embarcadas em Belém, no Pará, cerca de 1,3 mil mudas clone de cacau com destinado à Macapá. A ação visa a montagem de dois jardins clonais de cacau e o fortalecimento da cadeia cacaueira, por meio do programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
AS ÚLTIMAS
Mês do Artesão – Mais de 50 artesãos profissionais e não artesãos renovaram ou emitiram pela primeira vez a Carteira Nacional do Artesão. O procedimento foi possível, por meio da busca ativa realizada pelo Governo do Estado durante a programação do Mês do Artesão, que encerrou nesta sexta-feira, 28. O documento, emitido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), é obrigatório e permite ao artesão, por exemplo, se inscrever em editais para participar de feiras de artesanato nacionais, internacionais e ainda expor em grandes eventos locais realizados pelo Governo do Estado, como a Expofeira.
Caravana – O Governo do Amapá e o Governo Federal realizou a 4° edição da Caravana de Atendimento Rural Integrado para agricultores dos municípios de Amapá e Pedra Branca do Amapari. O objetivo é oportunizar aos produtores informações e serviços por meio de atendimento individual, facilitando o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da agricultura familiar. Na ação, são oferecidos serviços de regularização fundiária, emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Ambiental Rural (CAR), orientação de normas sanitárias animal e vegetal, abertura de conta corrente bancária, emissão de espelho de assentamento, elaboração para proposta de crédito rural, consulta do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), apresentação de linhas de crédito do Pronaf e emissão de Certidão do Assentamento.

Novo espaço
O governador Clécio Luís inaugurou, nesta sexta-feira, 28, o Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social “Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, em Macapá. O espaço recebeu investimento de R$ 610 mil, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual.
Casa Macapá
Ao todo, o deputado federal Acácio Favacho já destinou para o programa Casa Macapá recursos em emendas que somam mais de 43 milhões de reais, tendo em 2024 contabilizado o investimento de mais de 29 milhões reais, para garantir o valor de entrada dos imóveis para novas famílias. “O Casa Macapá está proporcionando o sonho da casa própria para centenas de macapaenses. E eu tenho orgulho de dizer que este programa é uma iniciativa minha. São emendas de minha autoria que estão mudando vidas e realizando sonhos”, afirma o deputado Acácio Favacho.
Caravana
Para celebrar duas décadas de conquistas e avanços nas políticas públicas para os jovens, o Governo do Amapá apoia a Caravana da Juventude, que com uma programação diversificada, iniciou nesta sexta-feira, 28. O momento é marcado por agendas durante todo o dia, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá.
Projetos
O Governo do Amapá está fortalecendo parcerias e buscando projetos inovadores para a educação, por meio de sua participação ativa no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Na quinta-feira, 27, o Estado participou de agendas em Brasília (DF) que buscaram o desenvolvimento e melhoria do ensino na região em 2025.
Amapá Sem Fome
Em mais uma ação contra a insegurança alimentar, o Governo do Amapá atendeu na quinta-feira, 27, mais 500 famílias com kits de alimentos. A ação integra o programa Amapá Sem Fome e a política nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação conta com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel.
Amapá Cacau
O Governo do Estado segue as atividades para o desenvolvimento da cadeia cacaueira, e para avançar nas ações foram adquiridas cerca de 1,3 mil mudas de cacau clone, no município de Concórdia, no Pará, que é referência na produção. Os trabalhos deste serviço estão ligados ao Programa “Amapá Cacau”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
AS ÚLTIMAS
Mês do Artesão – Mais de 50 artesãos profissionais e não artesãos renovaram ou emitiram pela primeira vez a Carteira Nacional do Artesão. O procedimento foi possível, por meio da busca ativa realizada pelo Governo do Estado durante a programação do Mês do Artesão, que encerrou nesta sexta-feira, 28. O documento, emitido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), é obrigatório e permite ao artesão, por exemplo, se inscrever em editais para participar de feiras de artesanato nacionais, internacionais e ainda expor em grandes eventos locais realizados pelo Governo do Estado, como a Expofeira.
Regularização fundiária – O Governo do Amapá e o Governo Federal realizam até esta sexta-feira, 28, a 4° edição da Caravana de Atendimento Rural Integrado para agricultores dos municípios de Amapá e Pedra Branca do Amapari. O objetivo é oportunizar aos produtores informações e serviços por meio de atendimento individual, facilitando o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da agricultura familiar. Na ação, são oferecidos serviços de regularização fundiária, emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Ambiental Rural (CAR), orientação de normas sanitárias animal e vegetal, abertura de conta corrente bancária, emissão de espelho de assentamento, elaboração para proposta de crédito rural, consulta do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).
****************************************

Mês da mulher
Para encerrar com grande estilo as programações alusivas ao Mês da Mulher, as vereadoras de Macapá comandaram os trabalhos da Mesa Diretora da Câmara Municipal da Capital, durante a 13ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 27. A Sessão Legislativa foi presidida pela 1º vice-presidente, Margleide Alfaia (PDT) e a Mesa Diretora composta pelas vereador Luana Serrão (União Brasil), Maraína Martins (Rede), Elenice Scherer (Podemos) e pela ex-vereadora Patriciana Guimarães.
Espaço
Nesta sexta-feira, 28, às 9h, o senador a Randolfe Rodrigues vai realizar a entrega oficial do Centro de Treinamento de Wrestling ‘Projeto Luta Amapá’, dentro da Escola Estadual Antônio Messias, no bairro Zerão. O projeto social tem colecionado bons resultados e oferecido oportunidades aos jovens amapaenses; mais de 500 jovens já foram atendidos pelo projeto.
Empossada
A deputada Telma Nery (Cidadania) foi empossada no cargo de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) na quarta-feira (26). A solenidade de posse ocorreu no Plenário Deputado Dalto Martins, durante o grande expediente da 12ª sessão ordinária, quando a deputada Edna Auzier (PSD), que ocupou o cargo em 2021, fez a transferência. Telma Nery é a terceira deputada a assumir o posto.
Compromisso
Nesta quarta-feira, a deputada estadual Liliane Abreu esteve na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para tratar de demandas essenciais para o fortalecimento das forças de segurança no Amapá. Em diálogo com o secretário José Neto e equipe, Liliane reafirmou seu compromisso de garantir mais investimentos e avanços estruturais na área da segurança pública.
Relatório
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Macapá aprovou, nessa quarta-feira, 26, parecer do relator vereador Banha Lobato (União Brasil) referente ao Projeto de Lei n° 015/2025-CMM. A proposta, de autoria do vereador Marcelo Dias (PRD), visa alterar a nomenclatura da Guarda Civil Municipal de Macapá para Guarda Civil Metropolitana de Macapá. Com a aprovação do parecer na CCJR, o PL segue agora para apreciação do plenário da Câmara Municipal de Macapá, onde será votado pelos vereadores.
Imprensa Oficial
Neste mês de março, a Imprensa Oficial do Estado do Amapá completa 80 anos de história consolidada como o meio oficial de comunicação do Poder Executivo. Vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), sua trajetória remonta ao período do ex-Território Federal, sendo criada em 19 de março de 1945, pelo então governador Janary Nunes.
AS ÚLTIMAS
Evento especial – Como parte da programação do Mês da Mulher e valorizando as servidoras da Segurança Pública, o Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 26, o evento: “Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública”. O encontro contou com a presença de 100 profissionais das forças de defesa do estado com objetivo de repassar conhecimentos, técnicas operacionais, além de debater sobre temas relacionados à mulher e a troca de experiências. O painel integrado, que aconteceu pela primeira vez, foi coordenado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp). Nesta primeira edição o evento contou com seis oficinas que aconteceram durante todo o dia.
Iniciativa – O Governo do Estado realizou nesta terça-feira, 25, a Jornada MAPTUR Amapá, um evento destinado a profissionais do setor turístico, empreendedores e gestores. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem como principal objetivo apresentar e debater o Mapa Estratégico para Gestão do Turismo, promovendo um planejamento mais estruturado para o setor. Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais para o desenvolvimento turístico local, incluindo uma análise da situação atual no Amapá, a definição de uma visão de futuro para o destino e a criação do Núcleo de Gestão do Turismo. Esse núcleo será formado por representantes do setor, responsáveis por levantar informações, mapear necessidades e auxiliar na execução do planejamento estratégico para impulsionar a atividade na região.
*******************************

Debates
O governador do Amapá, Clécio Luís, liderou nesta quarta-feira, 26, em Brasília, os debates sobre o potencial transformador da Margem Equatorial na construção de políticas públicas e no desenvolvimento econômico do estado. O seminário, realizado na capital federal, reuniu autoridades políticas e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da exploração de petróleo na região.
Petróleo
O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou, que a exploração da Margem Equatorial é fundamental para garantir a segurança energética e impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil. Durante evento realizado em Brasília, o ministro de Minas e Energia Substituto, Pietro Mendes, destacou que a região tem potencial para gerar mais de 300 mil empregos e arrecadar bilhões em royalties, recursos que podem fortalecer políticas públicas.
Sinalização
Detran e CTMac ultimam acordo para juntos trabalhar na sinalização do trânsito de Macapá. Iniciativa do Departamento de Trânsito também alcança os municípios de Santana, Amapá e Oiapoque. A informação foi passada pelo diretor-presidente do órgão de trânsito, capitão PM Rorinaldo Gonçalves, durante o programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta quarta-feira, 26.
Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, intensificou as orientações às mães doadoras para garantir a qualidade do leite humano que chega à unidade. Atualmente, cerca de 50% do que é coletado precisa ser descartado devido à presença de impurezas como cabelos, formigas e outras sujeiras, além da falta de armazenamento adequado.
Propostas
No segundo dia da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, evento Pré-COP30 realizado pelo Governo do Amapá, nesta quarta-feira, 26, entre as pautas principais, estiveram as apresentações das propostas elaboradas pelos municípios, dentro do tema, “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. A partir da exposição dos eixos temáticos, as sugestões serão condensadas e levadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para os dias 6 e 8 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.
Programa Barisus
O programa Barisus do Governo do Amapá está proporcionando uma mudança significativa na vida de pacientes atendidos pelo SUS. A iniciativa é fundamental no combate à obesidade e às doenças metabólicas no estado e já alcançou mais de 400 pessoas não apenas com a cirurgia bariátrica, mas também com um acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional do paciente.
AS ÚLTIMAS
Evento especial – Como parte da programação do Mês da Mulher e valorizando as servidoras da Segurança Pública, o Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 26, o evento: “Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública”. O encontro contou com a presença de 100 profissionais das forças de defesa do estado com objetivo de repassar conhecimentos, técnicas operacionais, além de debater sobre temas relacionados à mulher e a troca de experiências. O painel integrado, que aconteceu pela primeira vez, foi coordenado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp). Nesta primeira edição o evento contou com seis oficinas que aconteceram durante todo o dia.
Iniciativa – O Governo do Estado realizou nesta terça-feira, 25, a Jornada MAPTUR Amapá, um evento destinado a profissionais do setor turístico, empreendedores e gestores. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem como principal objetivo apresentar e debater o Mapa Estratégico para Gestão do Turismo, promovendo um planejamento mais estruturado para o setor. Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais para o desenvolvimento turístico local, incluindo uma análise da situação atual no Amapá, a definição de uma visão de futuro para o destino e a criação do Núcleo de Gestão do Turismo. Esse núcleo será formado por representantes do setor, responsáveis por levantar informações, mapear necessidades e auxiliar na execução do planejamento estratégico para impulsionar a atividade na região.
*******************************

Petróleo
O governador Clécio participa nesta quarta-feira, 26, de um seminário promovido em Brasília para debater a exploração de petróleo na Margem Equatorial. O evento reúne parlamentares, representantes do BNDES, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do senador Randolfe Rodrigues.
Economia
Os juros brasileiros subiram um ponto percentual novamente. A Selic foi de 13,25% para 14,25% na última semana – mas o Comitê de Política Monetária (Copom) já sinalizou que o ritmo de aperto deve diminuir na próxima reunião. A autoridade monetária afirmou que deve promover aumento de menor magnitude nos juros, mas sem dizer próximos passos.
Energia
Foram entregues ao Amapá dois transformadores de força de 20/26,5 MVA para serem instalados na nova Subestação Forte Cumaú, que está sendo construída no município de Santana. O investimento dos dois equipamentos é de mais de R$ 11 milhões. São mais de R$ 24.324.972,81 milhões e é parte das ações de melhoria do serviço à população.
Reforço
A coluna apurou ainda que essa obra contará ainda com 5 alimentadores e 6 quilômetros de rede que sairá da subestação Santana e será interligada a Subestação Forte Cumaú. A estrutura aumenta a potência instalada da região de Santana em 53 MVA.
Isso representa um aumento de 32% na distribuição de energia.
Destaque
O presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), Reginaldo Parnow Ennes, foi um dos palestrantes de hoje, 25, no VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, que acontece na Espanha, na Universidade de Salamanca. O presidente abordou o tema “A nova lei de licitações e os Tribunais de Contas”, uma análise sob a ótica do controle público do Brasil.
Banco Mundial
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em Santiago, capital do Chile, para participar da 65ª Conselho do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
AS ÚLTIMAS
URBANISMO – Profissionais e organizações que desenvolvem iniciativas esportivas com foco no impacto social têm uma nova oportunidade de qualificação.
A Rede CT – Capacitação e Transformação, projeto dedicado à qualificação de empreendedores sociais esportivos para a utilização da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, abre inscrições para seu programa de formação voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com projetos esportivos. O período de inscrições ocorrerá de 13 a 28 de março, e os interessados podem se inscrever no site https://capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct.
INCLUSÃO – A Rede CT busca descentralizar o acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, garantindo que mais organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possam estruturar projetos e captar investimentos.
Em 2024, seu primeiro ano de atuação, o programa formou 322 OSCs em 20 estados, beneficiando indiretamente 170 mil pessoas em 194 cidades, muitas delas em áreas de difícil acesso. As organizações atuam em diferentes setores, aliando o esporte à educação, cultura, meio ambiente e direitos sociais, atendendo públicos diversos, como crianças, mulheres, idosos, deficientes, comunidades tradicionais e LGBTQIAPN+.
******************************

Recursos orçamentários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei complementar que permite a execução de recursos previstos em orçamentos de anos anteriores (2019 a 2022), mas que ainda não foram gastos – os chamados restos a pagar não processados. A informação é da Agência Câmara de Notícias. Com a medida, o dinheiro poderá ser efetivamente usado até o fim de 2026.
Bilhões
A Engie Brasil anunciou na última sexta-feira (21) a aquisição das usinas hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão, pertencentes à EDP Energias do Brasil e à CTG (China Three Gorges Energias). A informação é de Wagner Freire, do Canal Solar. A operação, avaliada em R$ 2,95 bilhões, inclui R$ 2,28 bilhões em equity e R$ 671,5 milhões em dívidas, e faz parte da estratégia da companhia de reforçar seu portfólio com ativos operacionais.
Projeto
A unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Laranjal do Jari será a próxima instituição a ser contemplada pelo Projeto E+ Energia do Bem, iniciativa da CEA Equatorial. O prédio da instituição terá um sistema fotovoltáico composto por 40 placas solares que vai reduzir os custos com a energia, beneficiando 157 crianças com necessidades específicas matriculadas na unidade.
Ação
No sábado (22), Dia Mundial da Floresta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou de uma ação ambiental promovida pela Maçonaria na Rodovia Norte Sul. A ação faz parte do projeto “Arborizar”, que visa promover a conscientização ambiental e o plantio de mudas arbóreas.
Trade Show 2025
A convite do governador Clécio Luís, o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, e a deputada estadual Liliane Abreu estão participando do Pesca & Companhia Trade Show 2025, a maior feira de esporte outdoor da América Latina. O evento reúne especialistas, empresários e entusiastas da pesca esportiva e turismo sustentável, setores que têm movimentado bilhões na economia e gerado novas oportunidades em diversas regiões do país.
Reeleito na CBF
O deputado estadual e presidente licenciado da FAF, Roberto Góes, foi reeleito, nesta segunda‐feira, 24, vice-presidente da CBF, compondo chapa única do presidente Ednaldo Rodrigues. A dobradinha, na verdade, foi reeleita antecipadamente, pois o pleito de hoje valeu para o exercício de 2027 a 2030.
AS ÚLTIMAS
Carreta Empreendedora – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizará a primeira ação Aqui Tem Sebrae da Carreta Empreendedora, e oferecerá serviços gratuitos aos empreendedores de Macapá. No centro, os atendimentos serão realizados na nova Carreta Empreendedora; e na Zona Sul, acontecerão nas Vans do Sebrae. A ação será realizada em frente à Casa do Artesão, na Carreta Empreendedora, de 24 a 28 de março, das 8h às 21h; e nos bairros do Muca, na Rua São Januário nº 853, e Pedrinhas, na Rua Equatorial nº 1865, das 9h às 17h. Segundo a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae Amapá (UAR), Denise Nunes, essa será a primeira atividade que utilizará a Carreta Empreendedora, e que será um momento de comemoração, pois a ação acontecerá durante a Semana do Artesão.
economia local – A cidade de Macapá foi palco do Encontro Municipal do Artesão, realizado na tarde da última sexta, 21, em celebração ao Dia do Artesão, que ocorreu no último dia 19. A programação, promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), aconteceu às 16h na Feira da Galibis, na Zona Sul, reunindo artesãos, empreendedores e amantes do artesanato em um ambiente festivo e cultural. O evento contou com a participação de mais de 50 empreendedores de diversas áreas, como artesanato, gastronomia, perfumaria, brechó e plantas ornamentais. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos exclusivos, além de interagir diretamente com os criadores, que refletem a riqueza cultural da região.
*******************************

Todo ouvidos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP) promoveu o Ouvidoria Day 2025, reunindo autoridades, especialistas e sociedade no auditório do TRE-AP. Com o tema “O Papel da Ouvidoria na Construção de um Futuro Social, Econômico e Ambiental”, o evento ressaltou a importância das ouvidorias como ferramenta entre o cidadão e o poder público.
Viagem
Um dos compromissos do governador Clécio em São Paulo foi a Pesca&Companhia Trade Show, feira especializada em Esportes Outdoor na América Latina. Inovação, negócios e o networking se encontram em um ambiente inspirador e estratégico para o Amapá, que se insere no roteiro dessa segmentação. Ele também foi ao Hospital de Amor, em Barretos.
Política
No Amapá é sempre assim, termina uma eleição a próxima já pauta as rodas de conversa e agita os bastidores da política. A do ano que vem será daquelas gigantescas, pois além da cadeira de governador, duas de senador, vinte e quatro de deputado estadual e oito de federal. O problema é acomodar tanta gente em torno de duas correntes principais.
Bastidores
As duas correntes em questão são aquelas que giram em torno dos mandatários de GEA e PMM, leia-se Clécio e Furlan, respectivamente. Mas, acredite se quiser, o respeito mútuo é tamanho que o embate pode até não ocorrer em 2026, sabia? Há quem diga que o prefeito termina seu mandato, conforme os eleitores manifestaram o aval no ano passado.
Consumidor
O Grupo Equatorial realizará mais ações do Mutirão Pelo Cliente Hoje com iniciativas da CEA Equatorial e da Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA. Desta vez, moradores de Macapá, Cutias e Itaubal serão contemplados. Os serviços são negociação de débitos e cadastro na Tarifa Social, para as duas empresas, troca de lâmpadas, cadastro para sorteios de geladeiras, consumo consciente, etc.
Rio sendo agredido
Atuando como uma espécie de “guarda-parque” do Rio Amazonas, nosso leitor Tadeu Pelaes envia essa imagem da orla, com a frase: “A imundície que maltrata o Rio Amazonas e seu povo”, tá certinho amigo.
AS ÚLTIMAS
SANTANA – O Governo Federal, via Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em parceria com o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura de Santana, levou esperança e apoio às famílias do Distrito da Ilha de Santana e da comunidade de Cachoeirinha, afetadas pela estiagem de 2024. A ação garantiu a distribuição de 300 kits contendo cestas básicas e garrafões de água mineral, beneficiando, principalmente, agricultores e pescadores que tiveram sua produção comprometida.
A iniciativa foi coordenada pela Defesa Civil Municipal, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Agricultura.
CULTURA – A novela “Casa Grande Sem Senzala” (Black Brazil Art, 190 págs. R$ 75,00), livro de estreia de Patricia Brito Knecht, será lançada oficialmente em uma live especial no dia 27 de março, quinta-feira, às 19h. Na ficção, o livro acompanha oito artistas de diferentes origens e linguagens criativas durante três meses em um sobrado colonial, palco histórico marcado pelas memórias do período escravocrata. O livro pode ser adquirido pelo site blackbrazilart.com.br.
Durante uma residência artística imersiva, os participantes vivenciam trocas afetivas e sensoriais, elaborando obras enquanto confrontam suas próprias identidades e as estruturas coloniais.
***************************

Escolas estaduais
O Amapá conquistou dois laboratórios de robótica, no valor de R$ 100 mil cada, durante a premiação da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) 2024, que aconteceu na última quarta-feira, 19, em Brasília. Dentre as 54 escolas brasileiras homenageadas por participação e desempenho, estão as escolas estaduais Profº. José Ribamar Pestana, do município de Santana, e Duque de Caxias, localizada no distrito de Clevelândia do Norte, em Oiapoque.
Liberação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fixou um prazo para o Ibama liberar as pesquisas sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. Silveira disse esperar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis autorize a fase dos estudos na região até junho de 2025.
Política para as mulheres
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá realizou uma programação em celebração ao “mês da mulher” que tratou sobre direitos humanos, integridade física e segurança pessoal em Macapá. Durante a ação, que contou com a participação da representante do Cram Macapá, Patricia Palheta, foi ministrada a palestra “Direitos, Proteção e Valorização da Mulher segundo a Lei Maria da Penha”.
Curso
Para promover as políticas de integração das forças de segurança e dando continuidade ao fortalecimento e aprimoramento dos agentes públicos, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça, promove de maneira inédita no Amapá, o curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional (INC).
Equinócio das Águas
Para celebrar nesta quinta-feira, 20, o fenômeno astronômico que marca a transição das estações nos hemisférios Norte e Sul a partir das 6h02, o Governo do Amapá realizou o Equinócio das Águas 2025, no Marco Zero do Equador, em Macapá. Coordenado pela Setur, o evento contou com diversas atividades gratuitas, incluindo oficinas educativas, apresentações no Planetário Móvel da Setec e exposições de trabalhos científicos elaborados por estudantes da rede estadual de ensino.
Pesca esportiva
Para fortalecer o turismo e a pesca esportiva no estado, o Governo do Amapá esteve presente no Fórum Nacional do Turismo e Pesca, nesta quinta-feira, 20, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento faz parte da programação da “Pesca e Companhia Trade Show”, maior evento sobre o segmento na América Latina.
AS ÚLTIMAS
Amapá Cacau – O Governo do Estado está montando uma estrutura para montar dois jardins clonais cacaueiro, sendo um no município de Oiapoque e outro em Porto Grande. Na cidade fronteiriça será organizada uma parceria com a empresa Chocolate Cacau Cassiporé, que produz amêndoas na região. A iniciativa faz parte do programa Amapá Cacau, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As matrizes clonais que serão introduzidas no Amapá, são provenientes da cidade de Concórdia, no Pará, e reconhecidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) dos estados do Pará e da Bahia, como mudas de alta qualidade produtiva e resistentes às pragas como a vassoura-de-bruxa do cacau. Além de Oiapoque, um outro campo clonal será montado em Porto Grande, na Linha C, na agrovila do Matapi.
Operação Mute – O Governo do Amapá, seguindo estratégias conjuntas com o Ministério da Justiça, deflagrou a sétima fase da “Operação Mute”, no estado. O objetivo da ação, que acontece até esta sexta-feira, 21, nas 26 unidades federativas do país, é combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais para reduzir os índices de violência no Brasil. A Operação Mute é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen-MJ). No Amapá, o trabalho é realizado pelo Iapen, sob comando da Gerência de Inteligência da Polícia Penal, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core-PC). O resultado final será divulgado nesta segunda-feira, 24, durante coletiva com a imprensa.
***************************************

Visão futura
Um dos destaques do evento do TCE foi a palestra do ex-ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, que abordou o tema “Ouvidorias e Construção de um Futuro Social, Econômico e Ambiental”. Falou muito sobre as perspectivas econômicas associadas à exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Crescer
O governador Clécio participou do Ouvidoria Day 2025, onde palestrou sobre “O Papel da Escuta nas Ouvidorias de Todo o Estado e a Construção de um Futuro Social, Econômico e Ambiental”, destacando a importância da proximidade das instituições com a população, visando a construção de consensos entre as demandas sociais e as necessidades do estado.
Desenvolver
Para Clécio não há dicotomia entre democracia e ouvidorias. “Ouvir e desenvolver, são termos que se complementam. Estar antenado, ouvindo a população e criando consensos importantes é essencial para desenvolver o Amapá de forma sustentável”, declarou o governador. Que voltou a defender a construção de consensos no estado.
Livro
Os primórdios sobre a história de Santana a partir dos séculos XVI e XVII acabam de ganhar um registro que ficará para sempre para as futuras gerações: o livro ‘Santana da Amazônia’ é a primeira obra historiografado com registros inéditos sobre a ocupação e a formação colonial da região amazônica nesses períodos seculares.
Academia
No dia 21 de março de 2025, ocorre o II Seminário do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (Cespe), na Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). O evento é gratuito e podem participar docentes, pesquisadores, estudantes e demais interessados.
Arte em Sampa
No dia 28, o MASP inaugura seu novo prédio, o edifício Pietro Maria Bardi, que abrirá as portas com todos os cinco espaços exposições, apresentando recortes do acervo do museu de maneiras ainda não vistas, promovendo outros diálogos.
AS ÚLTIMAS
TECNOLOGIA – Novas tecnologias (inteligência artificial) estão revolucionando o cotidiano e exigem uma reformulação da educação tradicional, a fim de preparar os profissionais do futuro para as mudanças e desafios do mercado. Durante o SXSW 2025, um dos maiores eventos de inovação do mundo, especialistas e líderes compartilharam visões inovadoras que prometem redesenhar o futuro da educação e impactar o cenário atual. Sara Hughes, fundadora da Scaffold Education – empresa de tecnologia aplicada à aprendizagem corporativa – acompanhou de perto os debates e destaca cinco tendências que irão moldar o futuro da educação e mercado de trabalho.
COOPERATIVA – Desde o último dia 12 de março, a população de Mazagão, no Amapá, conta com um novo impulso para o desenvolvimento econômico local: uma agência do Sicredi IntegraçãoMT/AP/PA. A instituição, que já possuía um escritório de negócios na cidade desde 2023, agora expande sua presença com uma estrutura moderna e acolhedora para melhor atender a população. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 15h30. A abertura da agência é um marco para a comunidade, que até algum tempo atrás a única opção bancária local presente, fechou. Agora, o Sicredi se consolida como a única instituição financeira com presença física em Mazagão.
************************************

Troca de gestores
O governador do Amapá, Clécio Luís, anunciou nesta terça-feira, 18, três novos gestores para as pastas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Controladoria Geral do Estado. Na Secretaria de Cidades, assumirá Luiz Carlos Gomes dos Santos Júnior, nos Direitos Humanos será Richard Madureira da Silva e ao posto da Controladoria Geral do Estado foi nomeado Maurício Rego de Alencar.
Eleitores faltosos
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) identificou 25.034 eleitores faltosos nos três últimos pleitos, ou seja, são mais de 25 mil pessoas que não compareceram às urnas em três turnos consecutivos e não justificaram a ausência às urnas. Os eleitores têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação eleitoral, que pode ser feita pela internet ou presencialmente.
Projeto
A Alap aprovou, na sessão híbrida desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar 0001/2025, de autoria do Executivo, que regulamenta a remuneração dos militares do Estado. O projeto enviado pelo governo do Estado reforça um compromisso assumido com as forças de segurança e entidades representativas dos militares. O texto prevê ajustes em dispositivos relacionados à inatividade remunerada, incapacidade definitiva e inaptidão integral para o serviço ativo, entre outros direitos.
Visita
Visitando o Amapá pela primeira vez, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Yaroslavovych Melnyk, se encantou com a culinária, a natureza e as possibilidades de negócios no estado. O governador Clécio Luís recebeu o diplomata no Palácio do Setentrião, em Macapá, na segunda-feira, 17, onde apresentou potencialidades de investimentos.
Fórum Nacional
Com apresentação de painéis e debates, o Fórum Nacional de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal iniciou nesta terça-feira, 18, no Museu Sacaca, em Macapá, com uma programação voltada para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e questões sobre mudanças climáticas abordando desafios e particularidades dos estados da Região Amazônica, além de buscar caminhos para financiar o desenvolvimento sustentável.
Turismo e pesca
O potencial do turismo de pesca no Amapá estará presente na 17ª edição da Pesca & Companhia Trade Show, que ocorre dos dias 20 a 22 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O estado participa com uma delegação, com com gestores, técnicos e agentes, para promover o Amapá como um destino turístico de pesca esportiva no Brasil.
AS ÚLTIMAS
Escola Segura – Fortalecendo os laços entre a comunidade e a segurança pública, o Governo do Amapá proporcionou na manhã desta terça-feira, 18, uma programação interativa com os alunos e professores da Escola Estadual Mário Quirino, localizada na Zona Sul de Macapá.
O projeto “Escola Segura” contou com momentos cívicos, como o hasteamento da Bandeira Nacional e Hino do Brasil, além de uma conversa sobre a rotina do policial militar em suas atividades de defesa da sociedade no estado.
Humanização – Os investimentos do Governo do Amapá para melhorar a assistência à saúde de gestantes e bebês no Hospital Estadual de Santana (HES) mostram avanços significativos no segundo maior município do estado. A humanização na hora do nascimento é uma realidade no Centro Cirúrgico e Obstétrico da maternidade, que já contabiliza 310 partos só neste início de ano.
O acompanhamento das gestantes no trabalho de parto conta com uma equipe multiprofissional qualificada, com 33 técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros, 5 neonatologistas, 13 ginecologistas e obstetras, 4 anestesiologistas, além de psicólogos e assistentes sociais, totalizando cerca de 70 profissionais responsáveis.
*****************************