Cleber Barbosa
Risco
Lembra daquele ramal da rodovia Norte-Sul que vinha sendo usado para a prática de crimes? Pois é, não se ouviu falar mais, e a população volta a usar a via como atalho. Seria bom a PM fazer rondas por lá.
Termômetro
Essas pesquisas são chamadas de “consumo interno”, ou seja, são encomendadas por partidos ou outras instituições para nortear ações políticas. Mas dão fortes indicativos para essas legendas. E postulantes.
Ibope
Especulava-se sobre uma rodada de pesquisas do instituto Ibope no Amapá, mas essa informação foi desccartada pelo instituto e pela TV Amapá. Que deve contratar apenas três pesquisas. Mas só durante a campanha.
De volta
Quem vai dar o ar da graça na telinha da tv na próxima semana será o ex candidato a governador Bruno Mineiro. Será durante programa eleitoral de seu partido, o PT do B. Não se sabe de é candidato a prefeito.
Era hora
Secretário Jorge Amanajás faz valer o poder do estado para retomar a Estrada de Ferro do Amapá, a EFA, que está completamente abandonada, fruto de um contratado de arrendamento. Tomara que um investidor seja logo encontrado para colocar os carros nos trilhos.
Referência
A coluna já visitou a Estrada de Ferro Oeste de Minas, que tem quase 300 anos. Tudo restaurado e ainda tem um museu ferroviário, onde está inclusive o carro de Dom Pedro, quando reinava no Brasil.
Valor
O interessante é que essa histórica ferrovia ainda é responsável por alavancar duas importantes cidades mineiras, São João Del Rey e Tiradentes, onde a velha Maria Fumaça leva os (muitos) turistas.
Negócios
Isso tudo para dizer que a ferrovia amapaense tem também enorme valor histórico, são mais de 60 anos. E importância econômica, pois poderia estar transportando riquezes minerais e também agrícolas.
Manganês
Olha, para fechar, papo reto como se diz. Seu Camilo Capiberibe levou três anos para dizer que não queria a Icomi de volta ao Amapá. E os investidores na sua porta com quese R$ 1 bi. A bola está com Waldez.
Risco
Empresa contratada pelo DNIT no Amapá instalou meio-fio nas rotatórias da BR 210, em seu trecho urbano que acaba de ser duplicado. Mas como não tem iluminação pública, a proteção já foi destruída no fim de semana, em dois acidentes. Como diz o Bóris, isso é sim “uma vergonha”. Só botar luz!