Cleber Barbosa

Colonos

Moradores da região da Perimetral Norte, a maioria produtores rurais, estão animados com a possibilidade de ver a velha Estrada de Ferro do Amapá (EFA) sendo revitalizada. O anúncio foi feito pelo governo do estado, que promete abrir certame licitatório para arrendar a ferrovia a quem queira investir.

Maré boa

O economista e consultor Luiz Pagot, que abre caminho para uma holding do Mato Grosso se instalar no Amapá em definitivo, diz que as duas boas notícias recentes foram decisivas para o projeto. Zona Franca Verde e reversão das terras da União para o estado. Tomara!

Susto

O carro que transportava o deputado federal Marcos Reátegui capotou ontem próximo ao município de Tartarugalzinho. O parlamentar cumpria agenda política na região e estava acompanhado da namorada e alguns assessores. Felizmente ninguém ferido grave.

Chuva

Falando à coluna, o parlamentar amapaense disse que o veículo Pajero rodou na pista molhada e depois capotou algumas vezes. Todos usavam cinto de segurança e saíram apenas com escoriações leves.

Curso

Associados do Jeep Clube de Macapá receberão treinamento ministrado pelo Exército Brasileiro sobre noções de sobrevivência na selva, nós e amarrações, além de navegação com bússola. 

Natureza

O presidente do clube, empresário Manoel Mandi, diz que essa capacitação vem complementar outras parcerias com os militares do 34º BIS, e visa também repassar conhecimentos sobre proteção ao meio ambiente.

Partículas

Por falar em proteção ao meio ambiente, Almeida Júnior, da ONG Ambiental Amigos em Ação se diz contra um velho hábito de Macapá (e pelo interior ainda) de lavar carro à beira de um rio. Polui, diz ele.

Sindetur

Em Mato Grosso, onde acontece a Fita, Feira Internacional de Turismo da Amazônia, o empresário Edyr Pacheco diz ter ficado impressionado com a participação do poder público no evento. “Turismo movimenta toda a cadeia econômica”, diz o atual presidente do sindicato do setor.

Mercado

Em absoluna primeira mão, o economista e consultor Luiz Pagot falou ontem ao nosso Conexão Brasília, pela Diário FM, a respeito do arrojado projeto de escoar grãos do Centro-Oeste pelo Porto de Santana. A proposta é altamente viável, pelo que disse, devido aos custos do transporte rodoviário. 

Negócio

Os grãos do Mato Grosso, como o milho, chegarão ao Amapá via fluvial, em barcaças que em comboio duplo transportarão o equivalente ao que mil carretas transportariam. E ainda deixariam de ir até portos como Santos e Paranaguá, hoje extremamente congestionados. E caros.