
Heraldo Almeida

Conheça o município de Mazagão
O município de Mazagão, na região sul do Amapá, foi implantado oficialmente em 15 de novembro de 1915. Mas o município teve origem em 23 de janeiro de 1770, com a fundação de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, para abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil.
A sede do município, Mazagão Novo, fica a 31 quilômetros da capital, e concentra grande parte da população, estimada em 19.571 habitantes. A área é de 13.189,6 km². Faz limites com os municípios de Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Laranjal e Vitória do Jari.
Economicamente, Mazagão já foi conhecida pela sua agricultura e pelo destaque no setor oleiro-cerâmico, ambos em declínio na região. Na atualidade, o setor público é, especialmente municipal, a base da economia local. No setor primário, está representado pela criação de gado bovino, bubalino, suíno, caprino e equino, avicultura e pesca.
No extrativismo, são importantes a cultura de castanha-do-Brasil, a extração de madeira para a fabricação do carvão e de móveis e, ainda, a extração do látex da seringueira, comercializada fora do Estado. Quanto ao setor secundário, a extração e fabricação de palmitos de açaí, algumas serrarias e as fábricas de tijolos também ainda resistem. O comércio local também começa a ganhar força e tende a desenvolver ainda mais com a iminente inauguração da ponte do Matapi, que irá livrar de vez Mazagão de um histórico isolamento parcial para acesso à capital.
Turismo – Mazagão se notabilizou pelas manifestações religiosas e culturais. A mais conhecida, a Festa de São Tiago, acontece de 16 a 28 de julho no distrito de Mazagão Velho e mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos. A festividade acontece desde o ano de 1777. Mazagão Velho também concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.
Apesar da notoriedade de São Tiago, a padroeira de Mazagão é Nossa Senhora da Assunção, que dá nome à Paróquia de Mazagão Novo. Na sede do município, grupos culturais como o São Sebastião, também ganham força, a exemplo do que acontece na comunidade de Carvão. Na Vila Maracá, acontece o Festival da Castanha, geralmente no mês de junho.
O município de Mazagão possui diversas cachoeiras e belas paisagens naturais. Destaque para a cachoeira do rio Maracá e para a paisagem bucólica do Lago do Ajuruxi. (Fonte: https://www.portal.ap.gov.br/).
**************************************
Seu boto dono das águas
Ensine-me a remar
Cortar essas marés de léguas
Cavalgar feito égua
Annie Carvalho – poeta
**************************************
‘Conectado’
Título da nova música do cantor e compositor Jota Mambembe, e que está em seu próximo disco. ‘Conectado’ já tocando no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9).
Eleição
Pelo menos quatro escolas de samba vão eleger nova diretoria. Boêmios do Laguinho, Piratas Estilizados, Império do Povo, Piratas da Batucada e Império da Zona Norte.
‘Rotsá’
Nome do novo artista amapaense já com músicas autorais e preparando lançamento. ‘Prazer Sem Limite’ é o nome da canção. Boa sorte.
51 anos
Piratas da Batucada vai completar 51 anos de história com muitos carnavais pra contar, dia 31 de março. São 20 títulos conquistados na avenida. Parabéns.
Exposição
Exposição Mulheres da Amazônia vai até 31 de março, no Shopping Macapá (Rua Leopoldo Machado – Centro), das 10h às 22h. A exposição de artes plásticas reúne obras de 15 artistas mulheres do Amapá.
Fortaleza
Governo do Amapá lançou, na segunda (24), o Edital para Processo de Restauração, Revitalização e Requalificação da Fortaleza de São José de Macapá.
O intuito é fomentar a produção acadêmica e científica, valorizando e preservando esse que é um dos mais significativos patrimônios históricos do Amapá. (https://www.portal.ap.gov.br/).
‘Luz do Mundo’
Título de bela música do maestro Manoel Cordeiro com o cantor e compositor Ronery, gravada pela cantora Gaby Amarantos, no primeiro disco solo de Manoel Cordeiro, ‘Sonora Amazônia’.
*****************************

VIII Festival Curta Teatro
Macapá será palco de uma grande celebração teatral com o retorno da oitava edição do Festival Curta Teatro, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, na União dos Negros do Amapá (UNA). O evento marca as comemorações pelo Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março, e também os 26 anos do grupo Ói Nóiz Akí!, referência na cena teatral amapaense, esta edição é um desdobramento da edição anterior, que através de um novo aporte visa a melhoria dos experimentos cênicos.
O festival reúne artistas, grupos e coletivos de teatro locais que participaram da última edição, oferecendo uma programação diversa, com apresentações cênicas, debates e oficinas. O objetivo é fortalecer o teatro independente e ampliar o acesso da população à produção cultural local.
Apoio e Reconhecimento Nacional
O VIII Festival Curta Teatro foi selecionado pelo PROGRAMA ROUANET NORTE e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia, além da parceria do Banco do Brasil, Caixa e Correios. A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal, reafirmando a importância do incentivo à cultura e à democratização do acesso às artes cênicas.
Um Festival para Todos
O evento tem entrada gratuita e busca proporcionar ao público uma experiência rica e envolvente, valorizando o teatro como ferramenta de transformação social. O festival também cria um espaço de troca entre artistas, produtores e espectadores, promovendo o intercâmbio cultural e a formação de novas plateias.
Para mais informações e a programação completa, acompanhe as redes sociais do Festival Curta Teatro,CPC Amapá e do grupo Ói Nóiz Akí!
SERVIÇO:
VIII Festival Curta Teatro
Data: 28, 29 e 30 de março de 2025
Local: União dos Negros do Amapá (UNA)
Entrada: Gratuita
Contato para imprensa e entrevistas: (96)98432-0840 – Jomar Magalhães
****************************
Mudanças
Escolas de samba já iniciaram suas mudanças para o carnaval de 2026. Profissionais já em processo de conversa para a famosa dança das cadeiras.
Qualidade
Alguns artistas profissionais (músicos e cantores) das escolas de samba comentam que faltou mais qualidade técnica na produção das gravações dos sambas de enredo de 2024 e, que em 2026, seja diferente.
Ciclo
Fundação Marabaixo já está planejando o calendário da Central do Marabaixo, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, que antecede o início do Ciclo do Marabaixo.
Coreógrafos
Kauê Modesto e Adriano Lima são coreógrafos da quadrilha junina Simpatia da Juventude de 2025. Os dois artistas brilharam no carnaval campeão de Piratas Estilizados, como coreógrafos da Comissão de Frente. Boa sorte.
Literatura
O poeta e escritor amapaense, Ivaldo Sousa vai lançar a obra literária infantil, Versinhos de Amor e Igualdade. Um livro recheado de cores, ilustrações vibrantes e versos cativantes.
O lançamento está agendado para o dia 16 de abril, às 18h30, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos – Laguinho.
Esplanada
Liesap apresentou, no lançamento do carnaval 2025, a maquete eletrônica da nova Cidade do Samba, que se chamara Esplanada do Samba. Senador Davi Alcolumbre informou que o recurso está garantido.
Turismo
O município de Calçoene, distante da capital Macapá, cerca de 356 km, possui um dos pontos mais procurados pelos visitantes, a praia do Goiabal, que fica a 14 quilômetros da sede do município. O local é banhado pelo Oceano Atlântico e o acesso é por uma estrada de terra.
****************************************************************************************************************

Jorge Amado e o seu Cemitério Particular
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira, encanta e que é sublime e bela.
O escritor e poeta brasileiro, Jorge Amado, nos presenteou com muitas escritas como esse “Cemitério”. Guarde-o pra você.
“Tenho horror a hospitais, os frios corredores, as salas de espera, ante-salas da morte, mais ainda a cemitérios onde as flores perdem o viço, não há flor bonita em campo santo. Possuo, no entanto, um cemitério meu, pessoal, eu o construí e inaugurei há alguns anos quando a vida me amadureceu o sentimento. Nele enterro aqueles que matei, ou seja, aqueles que para mim deixaram de existir, morreram: os que um dia tiveram a minha estima e perderam.
Quando um tipo vai além de todas as medidas e de fato me ofende, já com ele não me aborreço, não fico enojado ou furioso, não brigo, não corto relações, não lhe nego o cumprimento. Enterro-o na vala comum de meu cemitério – nele não existe jazigo de família, túmulos individuais, os mortos jazem em cova rasa, na promiscuidade da salafrarice, do mau caráter. Para mim o fulano morreu, foi enterrado, faça o que faça já não pode me magoar.
Raros enterros – ainda bem! – de um pérfido, de um perjuro, de um desleal, de alguém que faltou à amizade, traiu o amor, foi por demais interesseiro, falso, hipócrita, arrogante – a impostura e a presunção me ofendem fácil. No pequeno e feio cemitério, sem flores, sem lágrimas, sem um pingo de saudade, apodrecem uns tantos sujeitos, umas poucas mulheres, uns e outras varri da memória, retirei da vida.
Encontro na rua um desses fantasmas, paro a conversar, escuto, correspondo às frases, às saudações, aos elogios, aceito o abraço, o beijo fraterno de Judas. “Sigo adiante e o tipo pensa que mais uma vez me enganou, mal sabe ele que está morto e enterrado”.
************************
Ensaios
Quadrilhas juninas já iniciaram seus ensaios para o certame 2025. Cerca de 10 mil jovens, em todo o estado, participam desse segmento.
Eleição
Este ano haverá eleição em várias escolas de samba no Amapá. A presidente Rebeca Lima, da campeã de 2025, Piratas Estilizados (grupo especial), já anunciou que não será candidata a reeleição. Poderá apoiar uma chapa.
Enredos
Escolas de samba do Amapá já reunindo para escolher seus enredos do carnaval de 2026. É bom antecipar para construir o projeto com antecedência.
Exterior
Artista plástico amapaense, Wagner Ribeiro está produzindo para empresários do exterior. Vários países encomendaram produtos desse artista amapaense. Parabéns.
O Bar
Dia 21 de março tem espetáculo teatral, O Bar (monólogo), no Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira/Rua São José – Laguinho), às 21h. O show musical é por conta de Jota Mambembe. Contato: 96 99122-4009.
Conexão Amazônia
Dia 27 de março tem a segunda edição de 2025 do projeto Conexão Amazônia. Zé Miguel convida Zeca Torres e Mocotó Beat. No Sesc Araxá, às 19h30. Entrada franca.
O Canto da Amazônia
Título da nova música do cantor e compositor, Samuca Marajó. “Fiz inspirado no programa O Canto da Amazônia que você apresenta na Diário FM, Heraldo Almeida”, disse o artista. Quanta honra. Obrigado, cantador!
*********************************************************************************************

Quem Sou Eu – Novo Single de DKassio
Iniciaram as gravações do novo Clipe Musical do @dkassioartista que dará ainda mais potência à sua nova canção autoral, denominada “Quem sou Eu”.
O single Pop/Eletrônico tem previsão de lançamento em Abril deste ano, conta com excelente produção musical do @kacco04 @krmultimidia e com a Coordenação de Produção da @dkassioproducoes , com Assistência de @mauricioreismaciel e @charles.elrach .
DKassio é um multiartista amapaense, residente em São Paulo há mais de 15 anos e já trabalhou com grandes nomes das artes, como: Fernanda Chamma (Dancing Brasil), Wolf Maya (TV Glogo), Katia Barros (The Masked Singer Brasil), além dos renomados Maestros Marconi Araújo, Carlos Bauzys, Rodrigo Hypolito, etc… além disso, tem uma carreira consolidada como produtor artístico e cultural. Em 2024, foi o grande vencedor do Concurso Rainha da Expofeira do Amapá, produzindo e coreografando a vencedora Maria Rosa!
Em Abril, o público poderá dançar e se envolver com a música pop/eletrônica “Quem EU SOU”, que fala sobre empoderamento, força e garra para seguir seus sonhos, desejos, anseios, sabendo de onde se é, além de onde se quer chegar!
As imagens do novo clipe do DKASSIO estão sendo gravadas no interior do Estado do Amapá, com paisagens incríveis, que mostram uma Amazônia desconhecida de muitos, com cachoeiras, corredeiras, igarapés e a floresta fechada. O artista também trará aos olhos do público, cores e texturas que valorizam o visual local em conexão com a cultura POP, afinal não há mais nada tão popular hoje em dia do que a valorização da ancestralidade e pluralidade!
“Quem Sou Eu” é uma música que mistura o Pop/Eletrônico à cultura regional da floresta, com uma poesia cheia de força e empoderamento! Maiores informações sobre este lançamento Musical, entre em contato com o zap (11) 96352-5744 ou no e-mail dkassioarteseproducoes@gmail.com.
********************
Vai começar
Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai começar sua agenda de ensaios, a partir do dia 17 de março, na quadra do colégio Azevedo Costa – Laguinho, às 21h. Convite geral.
O Bar
Dia 21 de março tem espetáculo teatral, O Bar (monólogo), no Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira/Rua São José – Laguinho), às 21h. O show musical é por conta de Jota Mambembe. Contato: 96 99122-4009.
Ética
Liesap criou o Conselho de Ética e Disciplina da instituição. Escolas de samba indicaram nomes para compor o colegiado. É um trabalho com missão importante e necessária para o carnaval das escolas de samba do Amapá.
Laíla
Ainda respira o título conquistado pela Beija Flor na Sapucaí (RJ). Laíla como enredo fez a diferença, pois sua trajetória como carnavalesco foi infinitamente merecida.
14 anos
Programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9) completando 14 anos no ar. Uma ferramenta de comunicação criada para valorizar as artes e cultura do Amapá. Parabéns.
Ícone
Francisco Lino da Silva, indiscutivelmente é o maior ícone do carnaval amapaense. Compositor, carnavalesco, cantor, presidente e fundador de Boêmios do Laguinho. Merece todo respeito.
Eleição
Várias escolas de samba irão realizar eleição este ano em Macapá. Alguns presidentes irão concorrer a reeleição. Boa sorte.
****************************************************************************************

É saudade e não nostalgia
Na parada de ônibus, aguardando o “busão” pra voltar pra casa, li num cartaz pregado na parede a agenda de show musical de um artista da nova geração, marcado para o dia seguinte. Apaixonado por música, comprei ingresso e fui assistir.
Foi um espetáculo maravilhoso, com boa produção, repertório, músicos, público e modernidade em tudo. Voltei pra casa satisfeito, mas senti falta e saudade das boas músicas que, ao ouvi-las, faz-me lembrar de alguns temas dos anos passados de minha bela juventude, e que hoje já não se ouve mais e nem se toca nos palcos.
Claro que isso ficou para trás, mas ao lembrar sinto prazer em ter feito parte de uma geração que ouvia música de qualidade, não que a juventude de hoje não tenha, mas fui privilegiado em assistir bons shows e ouvir, nas emissoras de rádio, músicas bem mais comprometidas com a gente do que com a moda atual.
Senti uma saudade gostosa, mas não é nostalgia, pois essa, além da saudade, provoca um sentimento de que o que foi vivido é melhor do que o que a vida oferece no presente. Esse não é o meu caso, pois sou bem resolvido. A nostalgia é a tristeza quando lembramos o passado e queremos que tudo volte. Não é isso, não. É apenas uma boa saudade de lembrar do que passou e que jamais voltará. É saudade e não nostalgia.
**********************************
Quem num lindo jardim nasceu
E se transformou em um Império de amo
Oh! Águia! Por você dou minha vida
Zona querida que o divino abençoou
Wilson Cardoso/Marquinho Inova
**********************************
UNA Folia
Sábado (15) tem Baile de Carnaval dos Pintantes, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, às 17h. Entrada livre e cuba liberada. Vista a fantasia de sua escola de samba do coração e caia na folia. Apoio cultural do GEA.
Conexão Amazônia
Dia 27 de março tem a segunda edição de 2025 do projeto Conexão Amazônia. Zé Miguel convida Zeca Torres e Mocotó Beat. No Sesc Araxá, às 19h30. Entrada franca.
Happy Hour
Na quarta (12) Bya Nelluty faz show no Macapá Shopping, Rua Leopoldo Macho – Centro), às 19h. No repertório, os clássicos da Bossa Nova e MPB, na voz dessa cantora da nova geração da música brasileira. O violão e direção musical é de Finéias Nelluty.
Kulembé
E o carnaval ainda não acabou. Sábado (15) tem Bloco Kulembé e convidados, na Maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú, às 16h. Atrações: Silmara Lobato, Nega Jana, Adelson Preto, Pagodelas, Samba New, Nonato Soledade.
Especial
Piratas Estilizados é a grande campeã do grupo especial do carnaval 2025, no grupo de acesso o título foi para Unidos do Buritizal. A escola que caiu para o acesso em 2026 é Império da Zona Norte.
Ética
Liesap convoca seu Conselho Deliberativo para reunião extraordinária, na quarta (13). Na pauta, a escolha e posse dos membros do Conselho de Ética e Disciplina da instituição.
Fora
Consagrado carnavalesco, Paulo Barros anuncia sua saída da Vila Isabel. O artista ainda não divulgou para qual escola irá, mas adiantou que já recebeu proposta de três escolas de samba. #Aguardando.
*************************************

Carnaval nos Residenciais promove diversão com inclusão para moradores
Promovendo a inclusão cultural e gerando oportunidades, o Governo do Amapá segue com a programação do “Carnaval do Povo nos Residenciais”. Neste fim de semana, sexta-feira, 21 e sábado 22, o evento será realizado nos conjuntos Mestre Oscar, Miracema, Macapaba e bairro Parque Aeroportuário, em Macapá.
A iniciativa, que integra as festividades do Carnaval 2025 no estado, busca garantir diversão e alegria para todos os públicos com atividades distintas para crianças, idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), como concursos de fantasias. O momento também estimula o empreendedorismo dos moradores dos habitacionais, que aproveitam para garantir uma renda extra, movimentando a economia local.
O evento, aberto e gratuito, conta com shows de Djs e artistas locais, no estilo “micareta” com trio elétrico e abadás. A folia carnavalesca também inclui o concurso da “Musa do Carnaval” do residencial com premiação as vencedoras. Para garantir tranquilidade e segurança aos participantes, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, atuam durante toda a programação.
O “Carnaval do Povo nos Residenciais”, coordenado pela Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular, com apoio do Trabalho e Empreendedorismo, Habitação, Justiça e Segurança Pública, visa o entretenimento e a diversidade envolvendo a comunidade gerando o sentimento de pertencimento e atenção do poder público.
A programação deste ano teve início, no último fim de semana, com festa para os moradores dos residenciais Vila dos Oliveiras, São José, Mucajá e Açucena. Para o coordenador do evento e secretário adjunto de Estado de Mobilização e Participação Popular, Jackson Pinheiro, o evento mostra o compromisso do Governo do Estado em levar o carnaval para toda a população.
“O carnaval é uma festa popular que deve chegar em todos e o Governo do Estado está fazendo isso, levando a folia para os habitacionais com tudo que tem direito como determina o governador Clécio. É um momento em que as pessoas saem de suas casas para se divertir, adultos, crianças, pessoas idosas e com deficiência, é alegria para todas as idades, também gerando renda para os próprios empreendedores da comunidade que vendem suas comidas, refrigerantes e água”, evidenciou. (https://agenciaamapa.com.br/).
***********************
Carnaval do Povo
Domingo (23) tem a penúltima edição de 2025 do Carnaval do Povo, na Praça da Bandeira, às 17h. Atrações: Banda Chocolate com Pipoca, Banda Negro de Nós e Banda Placa.
Levada
Piratas da Batucada vai realizar sua última Levada na Orla, domingo (23), a partir das 17h, na praça do skate (Santa Inês).
Ensaios técnicos
Liesap inicia sua agenda de ensaios técnicos, no sambódromo, dia 23, com quatro escolas de samba: 18h Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império Solidariedade, Unidos do Buritizal.
Estação Folia
Neste sábado (22) vai acontecer o baile de carnaval de salão, Estação Folia, na sede da Assemp (Rodovia Duca Serra). Atrações: Batan e banda, Tatty Taylor e banda e o DJ Luiz Carlos. Contato 96 99102-7180.
Transmissão
Diário FM 90,9 vai transmitir os desfiles das escolas de samba do Amapá, direto do sambódromo (áudio e vídeo), dias 28 de fevereiro e 1 de março. Não inventa, carnaval é na 90.
Kubalança
Bloco carnavalesco, Kubalança vai homenagear o Marabaixo no carnaval do Circuito Liba, deste ano. O bloco tem essa característica de trabalhar e valorizar aquele solo sagrado da cultura popular.
Destaque
Augusto Souza, ex presidente de Maracatu da Favela (bi campeão), merece todo o respeito e admiração pela luta em prol dos projetos da verde e rosa, que ele vem articulando no cenário nacional.
É importante que os apaixonados por essa escola, reconheçam o trabalho que esse filho de Ogum vem fazendo pela Maracatu. #Selva!
********************************************

História do Carnaval no Brasil
O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo.
Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, ritmos como o samba, o maracatu e o frevo são seus símbolos. O Carnaval transformou-se na principal festa popular brasileira a partir da década de 1930 e, atualmente, conta com os blocos de rua que acontecem nos grandes centros do país, assim como os desfiles das escolas de samba. O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras. O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas pobres.
A partir do século XX, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba, estilo musical muito influenciado pela cultura africana, e do desfile das escolas de samba, evento que acabou sendo oficializado com apoio governamental. Nesse período, o Carnaval assumiu a sua posição de maior festa popular do Brasil. (https://brasilescola.uol.com.br/).
***************************************
Quem num lindo jardim nasceu
E se transformou em um Império de amo
Oh! Águia! Por você dou minha vida
Zona querida que o divino abençoou
Wilson Cardoso/Marquinho Inova
***************************************
Ensaios técnicos
Liesap agendou datas e horários dos ensaios técnicos, das escolas de samba, no sambódromo, de 21 a 25 de fevereiro.
Agenda: Dia 21 – Embaixada de Samba (19h) e Emissários da Cegonha (21h); dia 22 – Império Solidariedade (19h) e Unidos do Buritizal (21h); dia 23 – Império da Zona Norte (19) e Boêmios do Laguinho (21h); dia 24 – Piratas Estilizados e Maracatu da Favela (21h); dia 25 – Império do Povo (19h) e Piratas da Batucada (21h).
Obras
Sambódromo já em obras para o desfile das escolas de samba, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. Governo do estado disponibilizou a equipe da Seinf e a reforma já está em andamento.
Carnaval do Povo
O tradicional Carnaval do Povo, criado pela Banda Placa, começou domingo passado, na Praça da Bandeira, às 17h. Todo domingo, até 2 de março. Vamos lá.
Profissionalismo
Todas as escolas estão produzindo carnaval no Amapá em alto nível. Parabéns, aos dirigentes que entenderam a importância dessa festa popular e estão valorizando os artistas que trabalham nas escolas de samba.
Clipe
Cantor e compositor amapaense, Judas Sacaca vai lançar seu novo trabalho, em áudio e vídeo. A música Mal de Amor (Joãozinho Gomes/Val Milhomem) virou vídeo clipe e será lançado, nesta quarta (12), às 19h30, no cinema do Villa Nova Shopping. Obrigado pelo convite.
Carnaval empresa
Piratas da Batucada está captando recurso fora do Amapá e do Brasil. Uma empresa internacional deu sinal positivo para contribuir com o projeto de carnaval da escola, para 2026.
Destaque
Augusto Souza, ex presidente de Maracatu da Favela (bi campeão), merece todo o respeito e admiração pela luta em prol dos projetos da verde e rosa, que ele vem articulando no cenário nacional.
É importante que os apaixonados por essa escola, reconheçam o trabalho que esse filho de Ogum vem fazendo pela Maracatu. #Selva!
************************************************************************************************************

Osmar Júnior diante do temporal
Caminho entre as pessoas, talvez não ande muito por causa do automóvel, mas vou entre elas.
Mesmo pelo parabrisa vejo a brisa ou a chuva que lava o asfalto que é o céu dos que sofrem, vejo as almas na carne, os artistas de rua, malabaristas venezuelanos, mendigos com suas placas de sobrevivência, todos pedem e eu também.
Ouço as bocas e leio as palavras de vento das redes sociais virarem arquivos de um velho mundo perdido.
São homens, são mulheres com medo, medo de não se inserirem na sociedade, pessoas que amam um ser metafísico não por filosofia, mas por salvação ou inclusão social. Pessoas que não acreditam em si mesmas, homens que juram que a felicidade está nos seus muros altos e eletrificados.
Homens, cuja farda são suas mentes, homens com o poder nas mãos sem saber como usá-lo, não sabem usá-lo nem a favor deles.
Poder, grana, vaidades, corpo, e finalmente a doença e a morte.
Sou aqueles anjos de cócoras sobre a torre da catedral olhando tudo virar poesia ou fumaça.
Sou inútil, diante do temporal. (Poeta Osmar Jr.)
**********************************************
Quem num lindo jardim nasceu
E se transformou em um Império de amo
Oh! Águia! Por você dou minha vida
Zona querida que o divino abençoou
Wilson Cardoso/Marquinho Inova
**********************************************
Ensaio
Nesta sexta, tem ensaio de Piratas da Batucada, Concentra Mas Não Sai, na Rua Elizer Levy – Trem, a partir das 20h. Será um esquenta para o Festival de Samba de Enredo, do dia 3 de fevereiro, no sambódromo.
Baile
Dia 22 de fevereiro tem carnaval de salão com o baile Estação Folia, na sede da Assemp (Rodovia Duca Serra), a partir das 20h. Atrações: DJ Luiz Carlos, Batam e Banda, Tatty Taylor. Comercialização: 96 99102-7180.
Som
Primeiro dia de passagem de som para o Festival de Samba de Enredo e Bateria, que será dia 3 de fevereiro, no sambódromo, aconteceu nessa quinta (30). Sábado (1) será o segundo dia de teste de som, às 18h.
Seminário
Liesap vai realizar o Seminário com os Julgadores dos Desfiles das Escolas de Samba, de 5 a 7 de fevereiro, a partir das 14h. O evento é somente pra convidados.
Preço
Comunidade do carnaval está reclamando do preço do ingresso para o Festival de Samba de Enredo e Bateria, 40 reais (inteira) e 20 reais (meia + 1 kg de alimento não perecível). Mesa no valor de 200 reais.
Cidadão
Aureliano Neck é o Cidadão do Samba amapaense. Cantor e compositor de samba de enredo, com inúmeras autorias na maioria das escolas de samba tucuju. Parabéns.
Fotografia
A cantora e compositora, Nany Rodrigues, além de cantar muito, agora está se destacando como uma excelente fotógrafa. Sua sensibilidade com a arte de fotografar é impressionante e com sensibilidade indiscutível. Parabéns.
************************************************************************************************

Ivam Amanajás: “Eu pinto o meu mundo”
Augusto Ivam Amoras Amanajás é filho de Augusto Amoras Amanajás e Deuzuith Amoras Amanajás. Nasceu no dia 06 de outubro de 1956, na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, onde cresceu e vive até hoje. Ivam Amanajás começou suas atividades artísticas precocemente. Em 1969, com apenas 13 anos de idade, participou de uma exposição coletiva no extinto Ginásio de Macapá (GM), que reuniu na ocasião artistas plásticos renomados como R. Peixe, Antônio Homobono, Olivar Cunha, Abenor Amanajás, entre outros. Em sua juventude, o artista já possuía uma forte tendência para o surrealismo, o qual aderiu por muito tempo. Mas Ivam Amanajás foi além, dominando outros estilos, incrementando-os em suas obras,
No ano de 1977, Ivam Amanajás levou pela primeira vez a sua arte para fora do seu Estado. Suas obras foram expostas na Galeria Angelos e Teodoro Braga (1978), no Teatro da Paz, em Belém-PA. Na década de 80, o Artista participou de diversas exposições em vários estados brasileiros, como Distrito Federal, Belo Horizonte, Pará e Rio de Janeiro, tornando a sua arte conhecida nacionalmente.
Apesar de ser nortista, ele não retratou em suas pinturas apenas o regionalismo, preocupou-se também em conscientizar e criticar através de sua arte os homens robóticos, a natureza mecanizada e a vida artificial. Hoje, o artista plástico sendo pesquisador e conhecedor de outras escolas, tem a segurança de afirmar que se caracteriza com o Realismo fantástico. Suas obras são mundialmente conhecida desde EUA à Europa.
“Tive sempre um compromisso com a arte, viajo através dela levando minha cara limpa, minha raça o grito preso na garganta pronto para protestar aos homens que destroem a natureza. Em sintonia transcendental, decodifico o impensável, viajo na exótica Amazônia, no cosmo da imaginação, nas cores, pois elas falam! Diz-se que, pintando é que se conhece de fato as coisas, como eu disse em “Mundo Estranho”, crio mundos e se você não os vé, infelizmente passará pela vida sem conhecê-los. Sou da Amazônia, caboclo universal e pinto com o barro da minha terra, mas as minhas imagens são para o mundo”, disse o artista.
*********************************************
Seu boto dono das águas
Ensine-me a remar
Cortar essas marés de léguas
Cavalgar feito égua
Annie Carvalho – poeta
*********************************************
Bregaço
A 3ª edição do projeto Bregaço está agendada para acontecer dias 14 e 15 de fevereiro, na Associação dos Servidores Municipais, às 21h.
Atrações: Rolon Ho (PA), Thais Souza (PA), Rodrigo Moraes (PA), Adan Fonseca (PA), Juliano Santos (PA), part. Especial A Loura. Contato: 96 99155-4288.
Salão
Vem aí, o 1º Festival Macapaense de Dança de Salão, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na sede da Assemp (Rodovia Duca Serra) – Alvorada. Mais informações: 96 98116-7547. Realização da Associação de Dança de Salão do AP.
Festival
Contagem regressiva. O Festival de Samba de Enredo e Bateria, realizado pela Liesap, vai acontecer no dia 3 de fevereiro, no sambódromo, às 18h. As 10 escolas de samba estão confirmadas.
Quesitos
São três os quesitos que serão julgados no Festival de Samba de Enredo, dia 3 de fevereiro, no Sambódromo, às 18h: Letra, Melodia e Arranjo. Para o Festival de Bateria, que será no mesmo dia, são dois: Arranjo e Criatividade.
Sonorização
A passagem de som para o Festival de Samba de Enredo e Bateria que irão acontecer, dia 3 de fevereiro, no sambódromo, será nos dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, às 19h:
Dia 30/01 – 19h20: Embaixada de Samba; 20h: Emissários da Cegonha; 20h40: Império Solidariedade; 21h20: Império da Zona Norte; 22h: Piratas Estilizados.
Dia 1/02 – 18h: Unidos do Buritizal; 18h40: Boêmios do Laguinho; 19h20; Maracatu da Favela; 20h: Império do Povo; 20h40: Piratas da Batucada.
Decano
Ademar Carneiro, intérprete e compositor de Piratas da Batucada, é o decano do canto da escola, há anos. É a voz mais conhecida da escoa, na avenida e nas gravações dos sambas de enredos do Piratão.
‘Luz do Mundo’
Título de bela música do maestro Manoel Cordeiro com o cantor Ronery gravada pela Banda Warilou e pela cantora Gaby Amarantos, no primeiro disco solo de Manoel Cordeiro, ‘Sonora Amazônia’.
*******************************************************************************************

O que é arte contemporânea?
A arte contemporânea é arte de hoje, produzida a partir da segunda metade do século XX e no século XXI. Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte, mas considera-se que a arte contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, tenha surgido após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna.
Artistas contemporâneos trabalham em um mundo globalmente influenciado, culturalmente diverso e tecnologicamente avançado. Diversificada e eclética, a arte contemporânea como um todo se distingue pela própria falta de um princípio organizador uniforme, ideologia ou ” ismo “. A arte contemporânea faz parte de um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal e cultural, família, comunidade e nacionalidade.
Depois da guerra, os artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surgia um movimento na arte, este revelava-se por meio das variadas linguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.
A arte contemporânea se mostrou mais evidente na década de 50, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
Além disso, os avanços tecnológicos foram convulsivamente impulsionados pela corrida espacial e, como amostra dessa influência, as formas dos objetos tornaram-se, quase subitamente, aerodinâmicas e alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. A ciência e a tecnologia abriram caminho à percepção das pessoas, de que a arte feita por outros, poderia estar a traduzir as suas próprias vidas. (https://pt.wikipedia.org/).
****************************************************
Bonita à beça
Amazonicabocla
Não há como essa
Beijo na boca
Sérgio Souto e Joãozinho Gomes
****************************************************
Credenciamento
Credenciamento da imprensa para o Festival de samba de Enredo, dia 3 de fevereiro, às 16h, no Sambódromo, até dia 26 de janeiro. Informações no Instagram @liesapoficial.
Carnaval do Povo
O tradicional Carnaval do Povo, da Banda Placa, na Praça da Bandeira às 17h. Serão cinco domingos: Fevereiro – 2, 9, 16 e 23. Março – 2.
Auê
Bloco carnavalesco Auê vai falar do Flamengo no carnaval 2025. Tema: A Nação Rubro-Negra Faz Um Auê no Meio do Mundo. Contato: 96 99149-1672.
Rouanet
Quatro escolas de samba do Amapá sendo contempladas com a Lei Rouanet, Piratas da Batucada, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados e Embaixada de Samba. É o carnaval captando recurso em outras esferas.
Senzalas
Na sexta (24) tem show Tambores do Meio do Mundo, do Grupo Senzalas, no Largo do Formigueiro, às 20h, (atrás da igreja São José).
Artistas convidados: Omar Júnior, Zé Miguel, Banzeiro do Brilho-de-Fogo e Pepe Sastre.
Porta-Estandarte
Dia 1º de fevereiro, na sede do Império Solidariedade (A. Marcílio Dias – B. Jesus de Nazaré), vai acontecer o concurso Porta-Estandarte na categoria masculino.
O vencedor será premiado com 2 mil reais, além de garantir o direito de desfilar na escola.
Conexão Amazônica
Nesta quinta (23) tem show do projeto Conexão Amazônica, no Sesc Araxá, às 19h30. Artistas convidados: Rony Morais, caio de Souza e Zé Miguel (autor do projeto). Entrada franca.
********************************************************************************************