Lula diz que busca solução para financiar empresários brasileiros que exportam para a Argentina
Presidente também disse, ao lado do colega Alberto Fernández, que iniciou conversas com o Brics para ajudar a Argentina economicamente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta terça-feira (2), ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, que vai buscar uma solução para financiar empresários brasileiros que exportam para a Argentina.
Fernández foi a Brasília nesta terça para se reunir com Lula e pedir auxílio para a grave crise financeira que a Argentina vive. A conversa entre os dois presidente durou quase 4 horas. Depois, eles fizeram um pronunciamento à imprensa.
O que está sendo negociado é um financiamento por parte do Brasil para os empresários brasileiros que exportam para a Argentina.
Como a Argentina está com baixas reservas em dólar, os exportadores estão com dificuldades para ser pagos pelo país vizinho. Com o financiamento, os exportadores receberiam do governo brasileiro, e a Argentina pagaria depois.
O presidente brasileiro também afirmou que já iniciou conversas com o Brics — grupo de países emergentes formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul –, para pedir ajuda à Argentina.
Lula disse que a ideia é o Banco dos Brics, presidido por Dilma Rousseff, dar garantias ao Brasil no financiamento aos exportadores.
“Nós nem queremos que eles emprestem dinheiro à Argentina. Nós queremos que eles nos deem garantias, que aí facilita muita a relação do Brasil com a Argentina”, disse.
Segundo Lula, será preciso discutir eventuais mudanças nas regras do banco. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir essas alterações em reunião com os chefes das equipes econômicas dos outros países do bloco.
“Me comprometi com meu amigo Alberto Fernández que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina neste momento difícil”, disse Lula.
O presidente brasileiro brincou que Fernández voltará do Brasil sem dinheiro, mas ciente da disposição política do Brasil em ajudar o país vizinho.
“O Alberto Fernández é um companheiro que chegou aqui muito apreensivo, e eu acho que ele vai voltar mais tranquilo. É verdade [que] sem dinheiro, mas com muita disposição política porque, quando a gente fala em encontrar uma saída para a Argentina, nós estamos falando da América do Sul, estamos falando do Mercosul e estamos falando do mais importante parceiro comercial do Brasil em toda a América do Sul”, concluiu.
Discurso de Fernández
Após a fala de Lula, Fernández fez um discurso. O presidente da Argentina afirmou que ficou acertada uma reunião na semana que vem de Haddad com a equipe econômica do governo argentino. O encontro servirá para traçar detalhes do plano de financiamento.
“Valorizo o apoio explícito que o presidente Lula nos deu hoje como país e como governo. Tomaram a decisão de ajudar as empresas brasileiras a seguir exportando à Argentina”, disse Fernández.
Fernández disse que seu governo discute as garantias para as linhas de crédito e que na próxima semana as equipes econômicas dos dois países voltarão a conversar sobre o tema. O líder argentino agradeceu também o apoio na negociação do país com o FMI.
Deixe seu comentário
Publicidade