Douglas Lima

Coisa boa

A leitura é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas o gosto pelos livros, muitas vezes, é superado pela atração que a tecnologia oferece. Ao unir os livros à tecnologia, em formato de app, um novo universo de incentivo à leitura se abre, como é o caso dos app books da Coleção Novozymes […]


A leitura é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas o gosto pelos livros, muitas vezes, é superado pela atração que a tecnologia oferece. Ao unir os livros à tecnologia, em formato de app, um novo universo de incentivo à leitura se abre, como é o caso dos app books da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, que estão disponíveis, gratuitamente, para ser baixados em smartphones e tablets. O primeiro livro aplicativo ou também conhecido como app book, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Novozymes, o Sesi Paraná e a StoryMax, tem como título ‘Frritt-Flacc’, adaptação da obra do escritor Jules Verne. A segunda obra aplicativa traz um outro clássico, do russo Anton Tchékhov, intitulado ‘Ostras’. A obra busca estimular o leitor a refletir sobre a erradicação da fome. O terceiro livro aplicativo traz um conto do inglês John Ruskin, ‘O Rei do Rio de Ouro’, tratando do tema água limpa e saneamento. Apresentado como um conto de fadas, conta a história de um velho que visita a casa de três irmãos durante uma tempestade.

 

Niver

Abro espaço para registrar o aniversário do meu querido amigo, doutor Manoel Brasil. O registro vem com atraso, justificado pelo fato de eu ter me ausentado do jornal, por motivo superveniente, semana passada.

Doutor Brasil é pioneiro, no Amapá, como cardiologista. É o caso do menino pobre, filho de cozinheiro e de professora, que saiu do estado para estudar e voltou para servir seus conterrâneos.
Deputado estadual por várias legislaturas, Manoel Brasil, o ‘Bate Coração’, agora se limita a atender pacientes no seu Instituto do Coração ‘Simone Teran’, em Macapá e em Santana. Também oferece seus serviços em clínicas particulares.

Traçado esse rápido perfil do ilustre amapaense, resta-me agora desejar mil felicidades ao Dr. Brasil. Parabéns pelo seu aniversário.

 

Tempestade perfeita
Em seu livro ‘A tempestade perfeita’ (Vega, 2001), o autor Sebastian Junger registra fatos chocantes sobre a força de um furacão: “Um furacão em sua formação completa é o evento mais poderoso da terra; os arsenais nucleares dos EUA e da antiga União Soviética combinados não teriam a energia suficiente para evitar que tal furacão seguisse o seu caminho. Um furacão típico poderia prover toda a energia elétrica necessária nos EUA por três ou quatro anos”.

Os navegadores se deparam com diversas condições de tempo, mas aqueles que experimentam uma tempestade têm uma emoção em comum — o medo. O evangelho de Marcos 4:35-41 registra uma tempestade que ameaçou o barco no qual Jesus e Seus discípulos estavam no mar da Galileia.

Em pânico, os discípulos acordaram Jesus, que repreendeu calmamente o vento e o mar, dizendo: “Acalma-te, emudece” (literalmente ‘silêncio’) como se estivesse aquietando uma criança agitada (v.39). Imediatamente, a tempestade parou e o mar tornou-se inexplicavelmente sereno. Os discípulos perguntaram: ‘Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?’ (v.41).

As circunstâncias da vida são semelhantes a uma tormenta? Olhe para o Deus/homem Jesus Cristo, que tem autoridade nos céus e na terra. Ele lhe dará as forças para sobreviver à tempestade, até que finalmente a acalmará. Quando confiamos no poder de Deus, a Sua paz nos livra do pânico. — Dennis Fisher


Deixe seu comentário


Publicidade