Douglas Lima

Coisas novas

Um cérebro saudável é um cérebro ativo. Uma das coisas mais fantásticas da vida é expandir o conhecimento e aprender novas habilidades. Fazer algo inteiramente novo lhe dá a chance de crescer como pessoa, independente de quantos anos tenha.
Desafiar o corpo e a mente e desafiar-se intelectualmente com algo novo vai lhe fazer crescer em muitos aspectos de sua vida.


Camuflagens
A hipocrisia é um dos defeitos do ser humano. A sinceridade deveria ser a marca registrada de todos nós. Mas a mentira é permanente. Infelizmente! Por isso, a realidade social em que ninguém acredita em ninguém. Há hipocrisia em todos os segmentos. Entre o povo e nos arraiais oficiais. O moleque mata, assalta, rouba, comete atrocidades, mas não o chamam de criminoso. Ele é autor de atos infracionais! Tenho um amigo que diz acreditar em Jesus, porém defende a pena de morte. Ora, o Messias perdoou os seus algozes quando estava no estertor da morte na cruz. Roubam dinheiro da Assembleia Legislativa ou do povo, mas não chamam os ladrões, de ladrões. Eles desviaram dinheiro público! A Linha Portuguesa é pródiga em incentivar a hipocrisia, em querer acobertar a verdade. Tanto que tem até a figura de linguagem chamada eufemismo. O eufemismo, diz o significado da palavra, busca suavizar uma expressão através do uso de termos agradáveis. O estudante é reprovado, mas se diz ‘ele não foi feliz nos exames’. O cara é um ‘joão ninguém’, de repente aparece rico, vide muitos políticos, no entanto, se diz: ‘enriqueceu por meio ilícitos’. ‘Ele frequentemente falta com a verdade’, eufemisticamente, quando o cara é um mentiroso inveterado. ‘Fulano é desprovido de beleza’. Por que não dizer fulano é feio? ‘Sua avó passou dessa pra melhor’, ou seja, a velha levou morreu. A senhora está acima do peso; essa pessoa é uma gorda. Mas existe eufemismo ou eufemismos para corrupção, claro, Mensalão, por exemplo, Lava Jato, outro exemplo. O eufemismo não é aplicado só na língua portuguesa. Na Turquia, corrupção é ‘dinheiro pra sopa’. Na Polônia, ‘arranjo e coisas’, Na China, ‘pequeno símbolo de gratidão’, Na Inglaterra, França, Pérsia e Suécia, ‘debaixo da mesa’. ‘Dinheiro oleoso’ é o eufemismo para corrupção na Hungria. Os russos sabem que às vezes é necessário colocar algo ‘na palma da mão de um oficial’.

 

Grande nome
Homenageio minha querida Helena Guerra. Ela esteve aniversariando sábado passado, dia 18. A idade? Dizem que é falta de educação e inabilidade perguntar, principalmente para mulher.
Pouco importa. O importante é que Helena subiu mais um degrau da sua profícua.
Hoje afastada da política de mandato, Helena Guerra passa o seu dia a dia fazendo obras sociais, principalmente na Associação Grupo das Lágrimas, idealizada e criada por ela mesma.
É lindo como Helena comemora o aniversário dela – num café da manhã que oferece a crianças carentes.
Ex vereadora de cinco mandatos e prefeita de Macapá por várias vezes, como presidente da Câmara Municipal e vice prefeita, Helena Guerra é uma personalidade que o Amapá, notadamente Macapá, precisam ter de volta à cena legislativa ou executiva.


Deixe seu comentário


Publicidade