Construção Social
O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Amapá realiza hoje, 27, com apoio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), o Dia Nacional da Construção Social. O evento, que promove o exercício da responsabilidade social e empresarial, conta com participação de empresários, trabalhadores do segmento e seus dependentes.
Com o tema ‘Valores Constroem’, são ofertados gratuitamente, serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e lazer. Destacam-se as consultas médicas e odontológicas, vacinação, emissão de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, e Cartão do SUS, além de apresentações culturais, atividades esportivas e de recreação.
Busca pelo melhor
A tendência do eleitorado, hoje, é conhecida. A primeira pesquisa do Ibope a revelou. Se a eleição para prefeito ocorresse nesta data, haveria segundo turno. O prefeito Clécio Luís continuaria disputando a Prefeitura Municipal de Macapá. O adversário do atual gestor, no segundo turno, seria o Promotor Moisés. Aliás que Clécio poderia ter uma adversária, Aline Gurgel. Mas o pleito será em 2 de outubro. Daqui pra lá muita coisa vai acontecer, inclusive pode até haver uma inversão da atual tendência de votos. Então, amigos eleitores, prestem atenção nas propostas dos candidatos. Vejamos os perfis deles. Escolha o melhor. Vamos ficar de olhos abertos; ouvidos aguçados.
Juventude e saúde
Adolescentes estão procurando mais os serviços de saúde. Foi o que constatou a mais nova edição da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense 2015), lançada nessa sexta-feira, 26, no Rio de Janeiro. O levantamento do Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE e o Ministério da Educação, mostra que 55,3% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental recorreram a algum profissional ou unidade de saúde do país no ano passado. O número é 14,8% maior do que o registrado na pesquisa de 2012 (48,2%).
Entre os serviços de saúde mais procurados por eles: 45,1% afirmaram ter ido a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e 22,8% procuraram atendimento em consultórios médicos ou clínicas particulares. Quando perguntados sobre o estado de saúde, 73% dos estudantes têm uma avaliação positiva da própria saúde.
“A Pense é um estudo importantíssimo, com uma amostra que representa o comportamento do adolescente brasileiro e, por isso, uma das ferramentas valiosa que dispomos para orientar nossas políticas públicas para este público. Como, por exemplo, a caderneta do adolescente”, enfatizou Cheila Lima, coordenadora geral de doenças crônicas e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde.
Dificuldades
Malária castiga os quase dois mil moradores do Garimpo de Lourenço, município de Calçoene. Agora, o ramal a partir da BR 156, que acesso à localidade, ficou intrafegável.
Chuvas que castigam a região isolam o distrito. Pelo ramal ninguém passa.
O líder comunitário Raimundo Piaba diz que o ramal se encontra ruim porque não recebe nenhuma manutenção, apesar das reivindicações da comunidade.
“O ramal precisa de urgente manutenção, porque está muito ruim. Um dia desses uma senhora que estava para dar à luz em meio à turbulência do veículo teve que fazer o parto na estrada mesmo”.
Segundo informações, a Secretaria de Estado de Transportes programa manutenção para breve no ramal.
Deixe seu comentário
Publicidade